Repositório Digital

A- A A+

WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa

.

WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título WebQuest : possibilitando espaços de autoria em pesquisa interativa
Autor Teixeira, Juciane
Orientador Bernardi, Maira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação física
Ensino
Informática na educação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O presente trabalho destina-se a investigar a viabilização da autoria em pesquisa interativa, a partir do uso da WebQuest – WQ, abordando o conteúdo Frequência Cardíaca pertencente à grade curricular da disciplina de Educação Física. Para tal, foi criada uma WQ, tematizando o referido conteúdo, composta por 5 tarefas, que possibilitaram espaços de pesquisa interativa e produção autoral em sites indicados, com recursos textuais e multimídia. Os sujeitos de pesquisa são alunos de uma turma da oitava série do ensino fundamental de escola pública do município de Esteio, Rio Grande do Sul. A abordagem metodológica foi pesquisa qualitativa com o foco em estudo de caso. Os resultados da investigação responderam para além da indagação desta pesquisa. A pesquisa interativa e a constituição da autoria foram validadas e o impulsionador deste processo foi a motivação para aprender. Outro resultado apontado pela pesquisa foi que as inovações tecnológicas não subsituem o professor, visto que os alunos precisam de uma referência real para lidar com as questões emocionais que permeiam o processo de construção do conhecimento. Portanto, as políticas públicas voltadas para a educação brasileira precisam potencializar seus professores para que invistam na formatação de um ambiente de aprendizagem contextualizado, interativo, divertido e producente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95755
Arquivos Descrição Formato
000914787.pdf (1.911Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.