Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmitt, Marcelo Augusto Rauhpt_BR
dc.contributor.authorRocha, Kátia Coelho dapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-30T02:06:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95762pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como uma forma de tornar o aluno um ser mais ativo e responsável no seu processo de ensino aprendizagem. Baseando-se nos princípios da teoria sociointeracionista de Vygotsky, destaca-se a importância da construção coletiva do conhecimento, fruto das interações sociais. Visando auxiliar esse processo, buscou-se como referência as pesquisas na área de aprendizagem colaborativa apoiada por computador, dentro da qual destaca-se o uso do Wiki como ferramenta que favorece a aprendizagem e a colaboração entre alunos e professores. Dentro dessa perspectiva, analisou-se o uso da ferramenta Wiki com alunos de sexta série do ensino fundamental como um ambiente colaborativo para expor pesquisas referentes a termos utilizados na linguagem financeira. A partir da análise da pesquisa, concluiu-se que é possível utilizar o ambiente Wiki com os alunos para tornar a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa, tornando professor e aluno produtores de conhecimento. Dentro da proposta realizada, notou-se que os alunos precisam de mais momentos que permitam o trabalho colaborativo, além de uma proposta que seja desafiante, convidando-os a estar presentes no ambiente e sugerindo possíveis intervenções entre eles. Sendo assim, o Wiki tem um grande potencial a ser explorado na esfera educacional, a partir de uma proposta de aprendizagem colaborativa apoiada por computador.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a study on using Wiki as a collaborative learning tool for building concepts related to Financial Mathematical. It presents collaborative learning as a way to turn the student into a more active and responsible in the teaching and learning process. Based on the principles of Vygotsky’s social interactionist theory, it is highlighted the importance of collective construction of knowledge through social interactions. To aid this process we sought for references on computer-supported collaborative learning researches, highlighting the use of Wiki as a tool which promotes learning and collaboration among students and teachers. Within this perspective, we analyzed the use of the Wiki tool with sixth grade students as a collaborative environment to expose research regarding terms used in financial language. From the analysis of the research, it was concluded that it is possible to use Wiki with students to make learning more dynamic and collaborative, turning the teacher and the students into knowledge producers. It was noted that students need more time to allow collaborative work, besides a challenging proposal, inviting them to be present in the environment and suggesting possible interventions among them. Thus, Wiki has a great potential to be explored in the educational sphere, from a proposed computer-supported collaborative learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCollaborative learningen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectWikien
dc.subjectLearning mathematicsen
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.titleWIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914902pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples