Repositório Digital

A- A A+

As tecnologias digitais na formação de professores : construção de conhecimentos e cultura digital como elementos de qualificação pedagógica

.

As tecnologias digitais na formação de professores : construção de conhecimentos e cultura digital como elementos de qualificação pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As tecnologias digitais na formação de professores : construção de conhecimentos e cultura digital como elementos de qualificação pedagógica
Autor Rodrigues, Marelaine de Ávilla
Orientador Bernardi, Maira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação continuada
Ensino à distância
Prática pedagógica
[en] Distance learning
[en] Teaching practice
[en] Technologies
Resumo Esta monografia apresenta um estudo sobre a possibilidade de qualificação da educação através da participação dos professores em cursos a distância envolvendo aprendizagens em tecnologias. Tem como objetivo compreender como os professores estão se inserindo nos cursos de formação à distância, que saberes estão construindo e se os mesmos qualificam a prática pedagógica contribuindo para a melhoria do ensino. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde os dados foram obtidos através de questionários envolvendo o grupo de professores de uma escola pertencente ao sistema estadual de educação do Rio Grande do Sul, que realizam ou realizaram cursos de formação inicial ou continuada envolvendo as tecnologias. Contribuíram com seus aportes teóricos para a reflexão da pesquisadora: Perrenoud, Moran, Castells, Levy e Zayas. As análises do estudo indicam que os educadores estão buscando a formação continuada, cientes da necessidade da atualização profissional e da qualificação da educação. Porém, as tecnologias ainda não são utilizadas como materiais didáticos, capazes de motivar, socializar e potencializar as diversas linguagens e habilidades sociais e comunicativas. O desafio da educação está em apropriar-se da tecnologia a favor da qualificação do ensino e da aprendizagem, aliando o uso das tecnologias à produção do conhecimento.
Abstract This monograph presents a study on the possibility of qualifying education through teacher participation in courses involving distance learning technologies. Aims to understand how teachers are entering the distance education courses that are building knowledge and whether they qualify pedagogical practice contributing to the improvement of teaching. For this was conducted a qualitative study where the data were obtained through questionnaires involving a group of teachers at a school belonging to the state system of education of Rio Grande do Sul, who perform or performed initial training or continuing involving technologies. Contributed their theoretical contributions to the reflection of the researcher: Perrenoud, Moran, Castells, Levy and Zayas. The analyzes of the study indicate that educators are seeking continuing education, recognizing the need for professional development and qualification of education. However, the technologies are not yet used as teaching materials, able to motivate, socialize and potencialize the diverse languages and social and communicative skills. The challenge of education is to appropriate technology for the qualification of teaching and learning, combining the use of technologies for the production of knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95767
Arquivos Descrição Formato
000917033.pdf (340.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.