Repositório Digital

A- A A+

Redes sociais : o uso do facebook em favor da aprendizagem

.

Redes sociais : o uso do facebook em favor da aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Redes sociais : o uso do facebook em favor da aprendizagem
Autor Bona, Margarete Fetter de
Orientador Silva, Ketia Kellen Araújo da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Processo ensino-aprendizagem
Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Diante da invasão tecnológica e das diferentes formas de acesso as fontes de informações que e após as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), serem inseridas no processo de ensino aprendizagem, estas imersas na “sociedade da informação” CASTELLS, 2000), o objetivo principal deste estudo é apresentar alternativas para o uso das redes sociais dentro do ambiente escolar. O foco deste trabalho foi à rede Facebook, buscando, proporcionar aos alunos alternativas e novos recursos para a construção do conhecimento visando despertá-los para um pensamento crítico e analítico. Dentro desse contexto, as redes sociais, estão presentes, cada dia mais emergentes entre os jovens, a investigação busca utilizar tal rede em favor da educação, inserindo-a no ambiente escolar com objetivo de oferecer suporte, seja de forma direta ou como recurso no processo de ensino aprendizagem. Como ponto de partida, observou-se uso das redes sociais que contribuíram para o processo de ensino aprendizagem. Na proposta metodologia de caráter qualiquantitativo, foi realizada a criação de um grupo junto à rede Facebook, atividade feita pelo pesquisador, para o trabalho com o grupo de alunos da rede Municipal de Ensino da Cidade de Tapes com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental em parceria com as disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. Juntamente com as professoras regentes das disciplinas, foi pensando um grupo como espaço para disponibilizar conteúdos complementares para os temas abordados em sala de aula, de maneira a oferecer momentos previamente agendados para tirar as dúvidas referentes ao assunto. Inicialmente, pode-se observar a interação e inserção dos alunos e professores junto a grupo, porém o inusitado traz a esse trabalho, um desfecho instigante e revelador.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95768
Arquivos Descrição Formato
000917036.pdf (898.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.