Repositório Digital

A- A A+

A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação

.

A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A influência da estrutura física dos laboratórios de informática na qualidade da educação
Autor Galèry, Henrique Ricciardi dos Santos
Orientador Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Infraestrutura
Laboratório de informática
Mediação
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Classroom
[en] Computer lab
[en] Information and communication technologies (ICTs)
[en] Infrastructure
[en] Mediation
[en] Teacher
Resumo Esta pesquisa é a consequência da análise física estrutural dos Laboratórios de Informática e os aspectos que envolvem a qualidade dos docentes. Com levantamentos de dados quantitativos nos laboratórios de Informática em duas escolas públicas do Município de Porto Alegre. Na aplicação os instrumentos de parâmetros foram enquadrados ABNT – (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a Cartilha do MEC Proinfo - para averiguar as reais condições que se encontram os Laboratórios de Informática. Também é relacionado à relevância da infraestrutura para que o docente possa mediar aulas com domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação e assim que complemente o processo de ensino-aprendizagem. Além disto, a uma mediação nas habilidades desenvolvidas dos docentes e detectar se a há uma elaboração de projetos de inserção da informática no aprendizado das disciplinas e no conteúdo das mais diversas áreas do conhecimento, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, mediante interação multidisciplinar e, até mesmo com professores de outras áreas. Com este tema em que as tecnologias digitais abrangem, não é somente o ensino que necessita do conhecimento digital, mas todas as atividades humanas, indispensável aos alunos, professores e usuários de qualquer tecnologia.
Abstract This research is the result of physical structural analysis of Computer Labs and issues involving the quality of teachers. With quantitative data surveys in the computer labs in two public schools in Porto Alegre. In applying the parameter instruments were framed ABNT – (Association Brazilian of Technical Standards) Primer and MEC Proinfo - to ascertain the actual conditions that are the Computer Labs. Also related is the relevance of infrastructure for the teacher to mediate classes with the field of Information Technology and Communication and thus complementing the teaching-learning process. Moreover, the skills developed in a mediation of teachers and detect if there is an elaboration of projects insertion of computer learning courses and content of the most diverse areas of knowledge in different levels and types of education through interaction and multidisciplinary even with teachers from other areas. With this theme in which digital technologies cover, it is not only the teaching of digital knowledge you need, but all human activities, indispensable to students, teachers and users of any technology.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95774
Arquivos Descrição Formato
000914365.pdf (821.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.