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Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil

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Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil

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Título Contribuições da informática para crianças com a síndrome do X Frágil
Autor Garcia, Eliane Rosa
Orientador Tijiboy, Ana Vilma
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Inclusão escolar
Informática na educação
Síndrome do x frágil
[en] Computers in education
[en] Fragile X syndrome
[en] Inclusion
Resumo Esta monografia trata sobre as condições de aprendizagem de um menino portador da Síndrome do X Frágil matriculado no primeiro ano do ensino regular na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Em parceria com os professores que trabalham com o aluno esta monografia pretende analisar suas possíveis formas de aprendizagem. O objetivo é instrumentalizar os professores para a elaboração de propostas pedagógicas que resultem na elaboração de materiais didáticos informatizados capazes de atender as necessidades de seus alunos. Como resultados deste trabalho foram elencados os seguintes parâmetros para a elaboração de um Objeto de Aprendizagem dirigido a pessoas portadoras da Síndrome do X Frágil: aproveitar as referências já assimiladas pelo aluno, os temas de seu interesse e os objetivos dos professores; organizar a interface em forma de circuito; estimular o reconhecimento das letras e seus sons nomeando seres e coisas, fazer uso de sons; instruir de forma simples e através de ícones conhecidos ou acordados com os alunos; integrar ao uso do Objeto de Aprendizagem momentos de interação entre os alunos e proporcionar a autonomia dos alunos no que diz respeito a interação com a interface do computador e da internet.
Abstract This monograph approaches the learning conditions of a boy with the Fragile X Syndrome enrolled in the first grade in municipal schools of Porto Alegre. In partnership with teachers working with this student this monograph seeks to analyze possible ways of learning. The objective is to give teachers the resources for the development of pedagogical proposals that result in the development of computerized learning materials capable of meeting the needs of their students. As results of this work the following requirements are pointed out for the development of a Learning Object aimed at people with Fragile X Syndrome: getting the references already assimilated by the student, the topics of their interest and goals of teachers; organize the interface in circuit form; encourage the recognition of letters and their sounds by naming beings and things, make use of sounds; simply instruct through icons and known or agreed with the students; to integrate the use of Learning Object moments of interaction between students and provide the students' autonomy with regard to interaction with the computer interface and the internet.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95836
Arquivos Descrição Formato
000913796.pdf (1.052Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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