Repositório Digital

A- A A+

O jogo digital como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem

.

O jogo digital como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O jogo digital como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem
Autor Nunes, Fabiane Paim Pimentel
Orientador Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Informática na educação
Jogos pedagógicos
[en] Computers in education
[en] Digital activities
[en] Educational games
Resumo Este trabalho pretende refletir sobre a importância de se utilizar jogos em ambientes escolares como ferramentas de auxílio no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Destacando o uso dos jogos interativos na prática pedagógica de crianças do Primeiro (1º) Ano do Ensino Fundamental que estão em processo de alfabetização. Para o desenvolvimento da aplicação foram utilizados os jogos educativos smartkids do alfabeto. A Metodologia do trabalho baseou-se na Pesquisa Bibliográfica, a qual busca elucidar um problema a partir de referências teóricas expressas em documentos, fazendo um levantamento do conhecimento disponível na área e possibilitando que o pesquisador conheça as teorias produzidas, analisando-as e avaliando suas contribuições para compreender ou explicar o objeto de investigação. A fundamentação teórica pauta-se nos estudos e nas contribuições de Jean Piaget.
Abstract This paper aims to reflect on the importance of using games in school environments as tools to aid in the teaching and learning of students. Highlighting the use of interactive games in the pedagogical practice of children's first (1st) year of elementary school is in the process of literacy. For application development was used educational games Smartkids alphabet. The methodology of work based on the Library Research, which seeks to elucidate a problem from theoretical references expressed in documents by doing a survey of available knowledge in the area and allowing the researcher to know the theories produced, analyzing and evaluating their contributions to understand or explain the object of investigation. The theoretical agenda is the research and contributions of Jean Piaget.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95843
Arquivos Descrição Formato
000913849.pdf (2.783Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.