Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGeller, Marlisept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Eloisa de Fatima Soarespt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95845pt_BR
dc.description.abstractNo contexto do mundo atual, faz-se necessário que o professor repense suas práticas pedagógicas no processo de ensinar. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação pode melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando as aulas de Geografia mais dinâmicas e adequadas à realidade do aluno, em cujo cotidiano as tecnologias digitais já estão presentes. Este trabalho busca, a partir da reflexão e da posição de vários autores, identificar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino da Geografia. Inicialmente, abordamos o uso das tecnologias da educação, destacando o conceito de tecnologia e o surgimento da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em seguida, tratamos do papel do professor frente às Tecnologias de Informação e Comunicação, destacando as referências que os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem, amparando a utilização das novas ferramentas tecnológicas no ensino. Dando continuidade, apresentamos reflexões sobre a construção de conhecimento geográfico com as Tecnologias de Informação e Comunicação. Foram selecionados, por meio de pesquisas na internet, alguns softwares comerciais e gratuitos para o ensino de Geografia na sala de aula. Finalizamos o trabalho apresentando algumas considerações finais sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractIn the context of today's world, it is necessary for teachers to rethink their pedagogical practices in the process of teaching. In such a context, the use of Information Technology and Communication can improve the teaching - learning process, making Geography classes more dynamics and appropriate to the student's reality, considering that digital technologies are already present in the student's everyday life. This paper seeks, through various authors' reflection and position, identify the importance of Information Technologies and Communication in the Geography teaching. Initially, we broached the use of educational technologies highlighting the concept of technology and the emergence of Information Technology and Communication. Then we discuss the teacher's role in the face of Information Technplogy and Communication, highlighting the references on the National Curriculum Parameter form, supporting the use of new technological tools in teaching. Continuing, we present reflections about the geographical knowledge construction with Information Technology and Communication. Some commercial free softwares destinated for teaching Geography in the classroom were selected by searching the Internet. We concluded this paper by presenting some final considerations on the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation technology and communicationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectInterneten
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleTecnologia de informação e comunicação : possibilidades de incrementar os recursos didáticos no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913813pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples