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dc.contributor.advisorMoresco, Silvia Ferreto da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAntler, Deoclecinapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95851pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo observar o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino Médio, por ocasião da implementação do Ensino Politécnico na rede estadual. Para tanto, propôs-se, como problema de pesquisa, verificar o acesso às TICs, através do olhar da comunidade escolar. Nesta perspectiva, levantaram-se hipóteses sobre a assertividade da gestão na aquisição de TICs, dentro do contexto de modernização que está sendo promovida nas escolas. A metodologia utilizada foi de natureza aplicada e a abordagem mista, , teve objetivos exploratórios com procedimentos de estudo de caso. Para a coleta de dados, foram elaborados questionários para alunos, professores e equipe diretiva, além de pesquisas nos portais de transparência institucional. As reflexões são frutos da observação dos discursos dos sujeitos de pesquisa, a partir de seus papéis dentro do sistema escolar. A análise dos conteúdos tenta medir o equilíbrio entre o discurso político e a prática administrativa do Estado e da União. A partir das análises, foi possível vislumbrar que as iniciativas de adequação tecnológica nas escolas têm se realizado de forma pulverizada, não abrangendo, ao mesmo tempo, todas as escolas da rede, comprometendo a eficácia, em curto prazo, da qualidade da educação e dos investimentos a ela destinados. As escolas precisam de suas salas de aulas equipadas com projetores multimídias, computadores com Internet e professores capacitados para seu manejo e aplicação. Partindo destes princípios básicos, é importante definir, dentro das políticas públicas, um planejamento estratégico para a adequação tecnológica dos espaços escolares na rede estadual, em apoio ao trabalho dos educadores, a favor da aprendizagem dos estudantes. Desta forma, promover as mudanças necessárias para modificar o status atual da educação. A presente pesquisa destaca a importância de continuar o estudo e permanecer observando o suprimento das necessidades tecnológicas da rede de educação gaúcha.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPolitecniapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleObservação sobre a adequação tecnológica das escolas para o uso de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) no ensino médio politécnicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913684pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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