Repositório Digital

A- A A+

Explorando as mídias como recursos auxiliares no desenvolvimento das práticas de letramento

.

Explorando as mídias como recursos auxiliares no desenvolvimento das práticas de letramento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Explorando as mídias como recursos auxiliares no desenvolvimento das práticas de letramento
Autor Corrêa, Irma Ayres
Orientador Konrath, Mary Lúcia Pedroso
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino médio
Formação
Leitor
Mídia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Capable reader
[en] High School
[en] Reading
[en] Tecnology and medias
Resumo Este trabalho é fruto de um estudo teórico acerca do uso das mídias no desenvolvimento de práticas de letramento. O objetivo desta pesquisa foi propor estratégias pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de práticas de leitura, pautadas no uso de tecnologias e mídias. Direcionando o aluno para atividades diferenciadas de leitura através do uso do computador conectado a internet. Nesta oportunidade, apresentam-se novas propostas de uso das tecnologias e mídias na educação do Ensino Médio com o propósito de formar leitores competentes. A metodologia utilizada pautou-se por uma revisão de literatura para aprofundamento teórico. Como principais conclusões tem-se que as atividades realizadas com o uso de tecnologias e mídias mostraram que o sujeito realmente se torna leitor quando usa-se práticas escolares integradas a outras que estejam relacionadas ao seu cotidiano. Mas para o sucesso desta interação, é fundamental, a orientação do professor. Este trabalho de pesquisa e implantação de tecnologias e mídias como ferramenta motivadora à prática de leitura no Ensino Médio poderá ser útil para que outros professores possam repensar sua dinâmica em sala de aula quanto à formação de leitor competente e crítico, o que já será uma contribuição interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem deles.
Abstract This work is the result of a theoretical research about the usage of different medias in the development of teaching practices. The objective of the research is to propose pedagogical strategies oriented to the development of reading practices, based on the usage of information and communication technologies. Besides redirecting the student to differentiated reading activities, with the computer. With this, new proposals for the use of technologies and medias in the high school are presented with the purpose of creating competent readers. The methodology used was based on a revision of the literature to deepen the theoretical knowledge. As main conclusions it was realized that the activities done with the use of the new technologies showed that people really become readers when the school practices are used integrated to other practices that are related to their daily activities. To achieve success in this interaction the orientation of a teacher is fundamental .This research paper and the implementation of technologies as motivational tools for the practice of reading in the high school can be useful to make other teachers think about their dynamics inside the classroom as well as to form competent and critic readers, which will be an interdisciplinary contribution in their learning process.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95855
Arquivos Descrição Formato
000914439.pdf (330.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.