Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedrosopt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Irma Ayrespt_BR
dc.date.accessioned2014-05-31T02:07:09Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95855pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é fruto de um estudo teórico acerca do uso das mídias no desenvolvimento de práticas de letramento. O objetivo desta pesquisa foi propor estratégias pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de práticas de leitura, pautadas no uso de tecnologias e mídias. Direcionando o aluno para atividades diferenciadas de leitura através do uso do computador conectado a internet. Nesta oportunidade, apresentam-se novas propostas de uso das tecnologias e mídias na educação do Ensino Médio com o propósito de formar leitores competentes. A metodologia utilizada pautou-se por uma revisão de literatura para aprofundamento teórico. Como principais conclusões tem-se que as atividades realizadas com o uso de tecnologias e mídias mostraram que o sujeito realmente se torna leitor quando usa-se práticas escolares integradas a outras que estejam relacionadas ao seu cotidiano. Mas para o sucesso desta interação, é fundamental, a orientação do professor. Este trabalho de pesquisa e implantação de tecnologias e mídias como ferramenta motivadora à prática de leitura no Ensino Médio poderá ser útil para que outros professores possam repensar sua dinâmica em sala de aula quanto à formação de leitor competente e crítico, o que já será uma contribuição interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem deles.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of a theoretical research about the usage of different medias in the development of teaching practices. The objective of the research is to propose pedagogical strategies oriented to the development of reading practices, based on the usage of information and communication technologies. Besides redirecting the student to differentiated reading activities, with the computer. With this, new proposals for the use of technologies and medias in the high school are presented with the purpose of creating competent readers. The methodology used was based on a revision of the literature to deepen the theoretical knowledge. As main conclusions it was realized that the activities done with the use of the new technologies showed that people really become readers when the school practices are used integrated to other practices that are related to their daily activities. To achieve success in this interaction the orientation of a teacher is fundamental .This research paper and the implementation of technologies as motivational tools for the practice of reading in the high school can be useful to make other teachers think about their dynamics inside the classroom as well as to form competent and critic readers, which will be an interdisciplinary contribution in their learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReadingen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTecnology and mediasen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectCapable readeren
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleExplorando as mídias como recursos auxiliares no desenvolvimento das práticas de letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914439pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples