Repositório Digital

A- A A+

O software educacional Etoys na aprendizagem matemática

.

O software educacional Etoys na aprendizagem matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O software educacional Etoys na aprendizagem matemática
Autor Freitas, Infância Bones
Orientador Costa, Valéria Machado da
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino
Matemática
Motivação
Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Dados apresentados por avaliações como o PISA, Inep e Saeb apontam que o ensino da matemática ainda é um desafio para os professores. Neste trabalho, defende-se que a motivação é um componente fundamental no processo de ensino aprendizagem e que o uso do software educacional pode ser uma importante forma de ensinar e motivar os alunos. Dentre os softwares disponíveis, optou-se pelo uso do Etoys por ser um software educacional que apresenta facilidades na elaboração da linguagem de programação e oferece possibilidade de produção de projetos que envolvem conteúdos pelo educando. A pesquisa foi feita com alunos do primeiro ano do ensino médio politécnico, durante as aulas de matemática e física, que desenvolveram um projeto utilizando o software. Os resultados mostraram que os educandos aprenderam de forma divertida e apresentaram facilidade na utilização do Software Educacional Etoys, auxiliando e oportunizando novos conhecimentos. Os pesquisados interagiram entre si e motivaram-se para melhor produzirem aprendizagens significativas, ou seja, mediados pela ação do professor apropriaram-se de conceitos matemáticos através da própria elaboração do projeto unindo a teoria a ludicidade. Através do uso do Software Educacional Etoys, educadores e educandos encontram uma forma de mudar o contexto escolar trazendo um novo olhar na conduta de ensinar e aprender de matemática e física.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95859
Arquivos Descrição Formato
000914434.pdf (342.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.