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A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional

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A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional

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Título A interação de uma turma de 3º ano dos anos iniciais do ensino fundamental com o Linux Educacional
Autor Lindemann, Isolete Beatriz Wolfart
Orientador Moresco, Silvia Ferreto da Silva
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino fundamental
Jogos pedagógicos
Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Authorship
[en] Educational games
[en] Linux educational
Resumo Este trabalho apresenta uma experiência de utilização do Software Linux Educacional no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cada participante pôde construir novos conhecimentos através de uma aprendizagem mais significativa, através da exploração de diversas ferramentas do Linux Educacional. Ressaltam-se nesta investigação o trabalho com as ferramentas de produtividade e os jogos educacionais, que, além de permitirem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, potencializaram o processo de autoria e o trabalho em equipe. O objetivo geral deste estudo foi verificar como o Sistema Operacional Linux Educacional pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é de natureza aplicada, classificando-se numa abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como resultado deste estudo foi possível constatar que as ferramentas de produtividade permitem a produção de conhecimentos e a autoria, de forma individual ou cooperativo-colaborativa, promovendo a criatividade de forma ativa e competente.
Abstract This work presents an experience about using the Linux Educational Software in the process of teaching and learning of a 3th grade class of an Elementary School. Each participant could build new knowledge through a more significant learning, through the exploration of several tools of Linux Educational. It is highlighted in this investigation the work with productivity tools and educational games, which, besides allowing the development of knowledge, abilities and attitudes, they potentiated the process of authorship and the work in groups. The main goal of this work was to verify how Linux Educational Operational System can contribute in the process of teaching and learning in the Elementary School. The methodology is of an applied nature, being classified in a qualitative approach of the type research-action. As a result of this study it was possible to find that the productivity tools allow the production of knowledge and the authorship, in individual or cooperative-collaborative way, promoting the creativity in an active and competent form.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95860
Arquivos Descrição Formato
000914441.pdf (218.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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