Repositório Digital

A- A A+

Tecnologias assistivas e inclusão: expectativas pais e professores

.

Tecnologias assistivas e inclusão: expectativas pais e professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tecnologias assistivas e inclusão: expectativas pais e professores
Autor Galisteo, Fernanda Santos de
Orientador Tijiboy, Ana Vilma
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação inclusiva
Portador de deficiência
Tecnologia assistiva
Resumo Esta monografia aborda as tecnologias assistivas e a inclusão social/educacional. Mais concretamente, as expectativas que pais e professores de alunos com necessidade especiais têm sobre a apropriação dessas tecnologias e possível impacto na sua inclusão. Esses sujeitos participam de um projeto intitulado A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva. No decorrer do trabalho são desenvolvidos referenciais teóricos sobre o conceito de inclusão, a legislação, a história das PNEs, relações entre os alunos à escola e a família e tecnologias assistivas. Foi desenvolvida uma metodologia estudo de caso, que consiste numa pesquisa qualitativa, envolvendo coleta de dados através de entrevistas e questionários. Os resultados apontaram que os pais/mães e professores estão em sintonia com o Projeto “A Tecnologia a Serviço da Educação Inclusiva”, deixando claro que através das tecnologias não existe soluções mágicas para os problemas, que é um processo que deve ser constantemente sendo analisado para suprir as necessidades das PNEs.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95862
Arquivos Descrição Formato
000913931.pdf (720.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.