Repositório Digital

A- A A+

O processo de alfabetização apoiado por softwares educacionais

.

O processo de alfabetização apoiado por softwares educacionais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo de alfabetização apoiado por softwares educacionais
Autor Ortaça, Graziela
Orientador Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Formação
Leitor
Redes sociais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O principal objetivo deste estudo foi perceber como acontece o processo de alfabetização nas crianças. Aprender a ler e escrever são etapas de fundamental importância para os alunos de primeiro a terceiro ano do Ensino Fundamental e não são tarefas fáceis e simples, são complexas e exigem muitas habilidades e competências. Há uma grande necessidade de recursos pedagógicos e de metodologia apropriada que tornem esses processos mais significativos e naturais para a criança. A tecnologia já é uma realidade e não há como prever como ela será utilizada em pouco espaço de tempo, o que se pode afirmar é que ela é um ótimo apoio para a prática educativa e faz com que alunos e professores aprimorem cada vez mais a maneira de ensinar e aprender. Os softwares educativos, bem como vários outros recursos que a tecnologia dispõe podem tornar as aulas motivadoras e prazerosas, podem desafiar a busca ao novo. As informações que a rede disponibiliza em um curto espaço de tempo tornam o professor um mediador dessas informações e não mais um “transmissor” de conhecimentos. As tecnologias vieram para modificar estruturas que antes pareciam inalteráveis na educação. Entender como surgiram as Tecnologias da Informação e Comunicação, perceber a sua função social e sua importância na educação, ver a tecnologia como recurso pedagógica são partes integrantes deste trabalho. Cada trabalho didático que torne a educação mais acessível e mais convidativa, é válido e com a tecnologia é assim, é atrativa, é lúdica, é um mundo a ser descoberto.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95866
Arquivos Descrição Formato
000914358.pdf (787.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.