Repositório Digital

A- A A+

Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação

.

Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um novo olhar de educação de jovens e adultos sob o enfoque das tecnologias de informação e comunicação
Autor Souza, Iara Maria Konrad de
Orientador Tijiboy, Ana Vilma
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação de jovens e adultos
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo Esse trabalho aborda o enfoque do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na modalidade de ensino EJA. A monografia baseia-se em leituras sobre a evolução da sociedade e da escola no que referencia o processo de conhecimento e aprendizagem até a atualidade, assim como, a aplicação dessas tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar possibilitando um novo olhar para a aprendizagem de alunos da EJA. Contribuindo assim, para um melhor entendimento entre professores e alunos nas atividades escolares. A pesquisa, de natureza qualitativa, configura-se em um estudo de caso, realizado em uma escola da rede pública municipal, utilizando como instrumentos a observação participante e questionários. Observou-se que a modalidade EJA atualmente é formada por jovens, em sua maioria, portanto a geração de nativos digitais encontra-se bem presente, e que os professores encontram-se na geração de imigrantes digitais. Atualmente, a presença de TICs no cotidiano dos alunos e dos professores é realidade, e devido a isso, percebeu-se a importância de fazer um bom uso na construção da aprendizagem e ao mesmo tempo, obter um preparo profissional adequado para realizar aulas com o auxílio dessas tecnologias, inovando assim o aprender e estimulando mais os alunos a produzir seus conhecimentos. Conclui-se que a escola e professores precisam de amparo, não bastando somente receber os equipamentos como computadores e ter acesso à internet. Precisam aliar teoria e práticas pedagógicas que sustentem as mudanças desejadas na utilização de TIC para formação da cidadania.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95867
Arquivos Descrição Formato
000914369.pdf (559.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.