Repositório Digital

A- A A+

Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem

.

Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Laboratório de informática : um novo espaço de aprendizagem
Autor Quadros, Iglete Inês Kasper de
Orientador Alves, Evandro
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador na educação
Laboratório de informática
Mediação
Professor
[en] Computer lab
[en] Knowledge construction
[en] Learning
[en] Pedagogical mediation
Resumo O uso das tecnologias vem crescendo cada vez mais no âmbito escolar. É preciso que a escola se adeque aos novos tempos e se prepare para atender seu aluno a ponto de favorecer sua inserção no contexto das tecnologias digitais. Ao professor cabe se instrumentalizar para orientar ao aluno na busca de informações e construção do conhecimento. Compreender a contribuição do uso do Laboratório de Informática para a aprendizagem é o foco principal desta pesquisa. Com o auxilio de questionário e levantamento de dados foi possível mapear as concepções dos professores sobre a aprendizagem assim como, a contribuição da utilização do Laboratório de Informática para que esta ocorra. O trabalho foi fundamentado através de concepções de diversos autores sobre aprendizagem, usando como base a epistemologia genética de Jean Piaget. Os docentes pesquisados demonstraram compreender a necessidade de uso e as contribuições que a utilização do Laboratório de Informática traz para a aprendizagem do aluno assim como, a importância da mediação do professor para que haja construção do conhecimento.
Abstract The use of technology is growing increasingly in schools. And I need that school fits with the times and get ready to meet your student about to facilitate their integration in the context of digital technologies. The teacher if it is instrumentalized to guide the student in finding information and building knowledge. Understand the importance of using the LI for learning is the main focus of this pesquisa.Com the help of questionnaire and data collection was possible to map the teachers' conceptions about learning as well as the contribution of the use of LI for this to occur. The paper was founded by several authors on conceptions of learning, using as a basis the genetic epistemology of Jean Piaget. The teachers surveyed demonstrated the need to understand and use the contributions that the use of LI brings to student learning as well as the importance of mediation teacher so there is construction of knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95868
Arquivos Descrição Formato
000914388.pdf (627.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.