Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorSales, Adriana Jaquelinept_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:27Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95902pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca descrever os desafios da inclusão dos indivíduos com deficiência visual. Diz respeito à inclusão desses alunos na escola e na sociedade através da utilização das novas tecnologias. Enfocando em especial a observação de como as TIC contribuem no processo educativo de dois alunos com baixa visão em uma escola de Caxias do Sul. Concluindo-se que a obrigatoriedade da inclusão dos alunos com necessidades especiais em classes regulares exige que o professor e a escola se organizem de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências adaptando e utilizando as TIC e as tecnologias assistivas com a finalidade de proporcionar ao aluno deficiente visual uma aprendizagem significativa, uma maior independência e autonomia.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectDeficiente da visãopt_BR
dc.titleInclusão escolar de alunos com baixa visão utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911594pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples