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Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?

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Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?

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Título Formação docente em tecnologias educacionais : uma necessidade?
Autor Gomes, Aline Stapassoli
Orientador Tijiboy, Ana Vilma
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Formação
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Computer lab
[en] Information and communication technologies
[en] Teacher training
Resumo Inicialmente pensou-se em investigar porque o laboratório de informática educativa da escola não era utilizado. Acreditava-se que se devia ao fato dos docentes não possuírem formação na área das TICs. No entanto, constatou-se que alguns educadores realizam atividades no laboratório e o foco de investigação passou a ser outro: se os professores do Ensino Fundamental e Médio sentiam necessidade de possuir formação em Tecnologias da Informação e Comunicação para trabalhar com os alunos no laboratório. Resolveu-se incluir uma outra questão de pesquisa envolvendo os alunos, com a finalidade de apresentar também a visão destes frente ao LIE. A monografia está organizada em cinco capítulos. O capítulo 1 introduz o tema abordando a evolução das TICs na chamada sociedade do conhecimento. O capítulo 2 analisa a forma como a escola está utilizando os computadores e retrata a percepção dos professores e dos alunos sobre sua interação com eles. O capítulo 3 fala sobre a capacitação dos professores e as novas exigências docentes frente aos programas de informatização das escolas públicas. No capítulo 4, comenta-se sobre a existência de diferenças entre o papel do professor de sala de aula e o coordenador do LIE, bem como sobre a integração das TICs com o currículo escolar. E, ainda, o capítulo 5 apresenta a metodologia de pesquisa utilizada: abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados questionários com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos de pesquisa foram 15 professores atuantes no Ensino Fundamental e Médio e 23 alunos do 8o ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer de Caxias do Sul/RS. Os dados obtidos revelam que apenas 5 dos professores já participaram de alguma formação sobre o uso de tecnologias educacionais e 3 deles não tem interesse nesse tipo de formação. Os 12 docentes que manifestam o desejo de atualização na área das TICs afirmam que isso se deve a seu desejo de ter condições de utilizar o LIE com os alunos, conhecer e estar aptos a fazer uso dos recursos disponíveis na escola. Os dados apontam também para um fato alarmante: são muitos os alunos que nunca vão ao LIE. De 23 sujeitos de pesquisa 17 nunca foram ao laboratório. Isso representa cerca 73,9% dos alunos investigados. Por outro lado, 100% deles pensam que o trabalho no LIE é fundamental na sua formação escolar e acreditam que deveria ser melhor e frequentemente utilizado. Este estudo é finalizado na expectativa de que possa suscitar novas reflexões, pretendendo deixar claro que através da formação continuada em tecnologias educacionais e da melhoria das condições dos equipamentos no LIE, os docentes passarão a ver com olhos mais curiosos as tecnologias digitais e a incorporá-las, com maior conhecimento, na sua prática de sala de aula.
Abstract Initially, our interest was to investigate why the school's computer lab was not used by teachers. We believed it was due to the lack of teachers´ knowledge in the ICT area. However, when we realized that some educators do their activities in the lab, we changed the target of the investigation. This new target was: do teachers of Elementary and High School needed to have training in ICT to work with students in the lab? We decided to include another research question involving the students, showing also their vision about the LIE. The monograph is organized in five chapters. Chapter 1 introduces the theme approaching the evolution of ICT in the so-called knowledge society. Chapter 2 analyses how the school is using the computers and shows the perception of the teachers and students about their interaction with it. Chapter 3 talks about the capacitation of the teachers and the new docent requirements faced to the information programs of public schools. Chapter 4 discusses the existence of differences between the role of the classroom teacher and the LIE coordinator, as well as about the integration of the ICT with the school curriculum. Yet, chapter 5 shows the methodology used during the research: qualitative approach, using as a data collector tool surveys with open and closed questions. The subjects of the research were 15 acting teachers in the Elementary and High School and 23 students from 8th grade of the Elementary School of the CHEM in Caxias do Sul/RS. The data obtained reveals that just 5 teachers had already participated in some training about the use of educational technologies and 3 of them don`t have interest in this kind of training. The 12 docents who demonstrate the wish of updating in the ICT area say that it`s due to the wish of having conditions to use the LIE with their students, learn and be able to use the available resources at school. The data also points out an alarming fact: there are many students who never go to the LIE. From 23 subjects of research 17 never went to the lab. This represents about 73.9% of the investigated students. On the other hand, 100% of them think that the work at the LIE is fundamental for their school training and believe that should be better and frequently used. This study is ended expecting to create new reflections, intending to make clear that through the continued training in educational technologies and the improvement of the equipment condition of the LIE, docents will start to see with more curious eyes the digital technologies and to incorporate them, with more knowledge, in their classroom practice.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95905
Arquivos Descrição Formato
000911611.pdf (3.036Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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