Repositório Digital

A- A A+

A tecnologia aliada ao ensino de matemática

.

A tecnologia aliada ao ensino de matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A tecnologia aliada ao ensino de matemática
Autor Perius, Ana Amélia Butzen
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Matemática
Tecnologia educacional
[en] Learning
[en] Teaching mathematical
[en] Technology
Resumo Tendo o conhecimento de que as tecnologias atuais estão propiciando uma verdadeira revolução na sociedade, não excluindo deste contexto o processo de ensino e aprendizagem, este estudo aborda o tema “A tecnologia aliada ao ensino da Matemática”. Para tanto, objetiva promover o ensino da Matemática através do uso das tecnologias disponíveis como aliadas para a construção da efetiva aprendizagem. Pretende-se com este trabalho avaliar os pontos benéficos do uso das tecnologias no ensino da matemática, como importantes recursos que favoreçam a interpretação das escritas, dos cálculos e da criação de conceitos matemáticos. Os sujeitos da aplicação da prática para a realização deste estudo foram alunos do Ensino Fundamental, de uma escola pública. A prática para análise e conclusões ocorreu a partir do uso de vídeo e softwares sobre operações matemáticas com frações, fazendo destas ferramentas tecnológicas um importante apoio pedagógico para a construção do saber.
Abstract Having the knowledge that current technologies are enabling a revolution in society, not excluding this context the process of teaching and learning, this paper addresses the topic "Technology coupled with the teaching of mathematics." For this, it aims to promote the teaching of mathematics through the use of available technologies as allies for the construction of effective learning. The aim of this study was to evaluate the beneficial points of the use of technology in teaching mathematics as important features that favor the interpretation of written calculations and the creation of mathematical concepts. The subjects of the practical application for this study were elementary school students in a public school. The analysis and conclusions for practice occurred from the use of video and software on mathematical operations with fractions, making these technological tools an important pedagogical support for the construction of knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95906
Arquivos Descrição Formato
000911644.pdf (1.961Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.