Repositório Digital

A- A A+

Jornal no Brasil : do impresso ao on line e sua importância na educação

.

Jornal no Brasil : do impresso ao on line e sua importância na educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jornal no Brasil : do impresso ao on line e sua importância na educação
Autor Pereira, Angelita Cattani
Orientador Bitencourt, Jossiane Boyen
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Jornal
[en] History of the newspaper
[en] Newspaper use in the classroom
[en] Online newspaper
Resumo A presente monografia trata de um estudo sobre a história do jornal no Brasil, abordando desde o primeiro jornal impresso até o jornal on line e sua importância na educação, bem como sua utilização na escola. Para tanto, além de conhecer a história do jornal busca-se compreender o seu uso em sala de aula e se os educadores relacionam a evolução do jornal com a evolução da história do país. Logo, os sujeitos da pesquisa foram professores da área de ciências humanas da Escola Municipal de ensino fundamental Dr. Baltazar de Bem e Escola Estadual de Ensino Médio Borges de Medeiros, ambas localizadas no Município de Cachoeira do Sul/RS/Brasil. A coleta de dados foi realizada através de questionários abertos, buscando verificar a relação estabelecida pelo professor entre a história do Jornal e a história do Brasil bem como o uso de jornal no cotidiano de sala de aula. Os resultados alcançados foram satisfatórios, confirmando a importância do jornal na educação auxiliando na formação alunos críticos e leitores e sua importância na história do Brasil.
Abstract This monograph is a study of the history of the newspaper in Brazil, approaching from the first printed newspaper to the online newspaper and its importance in education as well as their use in school. Therefore, besides knowing the history of the newspaper seeks to understand their use in the classroom and educators relate the evolution of the newspaper with the evolution of the country's history. Therefore, the research subjects were teachers of humanities area of the Municipal School of elementary education of Dr. Baltazar Well State School and High School Borges de Medeiros, both located in the city of Cachoeira do Sul / RS / Brazil. Data collection was conducted through open questionnaires seeking to verify the relationship established between the teacher and the history of the Official History of Brazil as well as the use of paper in everyday classroom. The results achieved were satisfactory, confirming the importance of the newspaper in education assisting in training students critics and readers and its importance in the history of Brazil.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95913
Arquivos Descrição Formato
000911691.pdf (584.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.