Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSelli, Maribel Susanept_BR
dc.contributor.authorSouto, Cássia Luciana Barcellospt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:31Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95914pt_BR
dc.description.abstractAtuarmos junto a crianças que vivem dentro de uma nova estrutura social em constante transformação nos oportunizou verificar até que ponto a inserção do computador na escola influencia no processo de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. Alguns alunos apresentam dificuldades cognitivas, de raciocínio lógico, relacionamento interpessoal. Nesses casos, dependendo da proposta e forma que for utilizado, o computador pode vir a ser um grande aliado para ajudar a buscar alternativas para contornar essas mazelas caso não seja possível resolvê-las completamente. Esta pesquisa e, consequentemente a produção dessa monografia tem como propósito apontar alguns caminhos possíveis nesse sentido a partir de dados coletados em duas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Município de Balneário Pinhal a partir da visão de alunos e professores dessas duas escolas do município que contribuíram expressando sua visão sobre os aspectos elencados para essa pesquisa. Isso ocorreu a partir do intuito de analisarmos como estão acontecendo às relações computador-aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observando quais as transformações enfrentadas pelos alunos e pelas escolas a partir disso e como pode se refletir no aprendizado. Nessa perspectiva, faz-se necessária uma proposta de formação dos professores que favoreça a reflexão sobre a relação entre teoria e a prática proporcionando a experimentação de novas alternativas pedagógicas, incluindo para tal o computador ao cotidiano escolar. Cabe destacar que isso não significa desprezar as outras práticas e tecnologias até então utilizadas, mas sim, apropriar-se de outras, promovendo novos significados e com isso produzindo transformações possíveis, nas propostas pedagógicas, práticas e relações entre professores, alunos e recursos tecnológicos disponíveis na escola ou que possam ser aproveitados por ela.pt_BR
dc.description.abstractWe work with children living within a new social structure in constant transformation made us check to what extent the inclusion of computer in school influences on teaching and learning process of the early years of elementary school. Some students have cognitive difficulties, logical, interpersonal skills. In these cases, depending on the proposal and how it is used, the computer can be a great ally to help find alternatives to circumvent these evils if you can't solve them completely. This research and the production of this monograph aims to point out some possible paths along those lines from data collected in two school units of Municipal Education Network of the municipality of Balneário Pinhal from the vision of students and teachers of the two schools of the municipality who contributed expressing their view on the aspects listed for this research. This occurred from the intention to look at as they are happening to computer-student relations in the early years of elementary school, noting that the changes faced by students and by schools from this and how can reflect learning. In this perspective, it is necessary a proposal for training of teachers that encourage reflection about the relationship between theory and practice providing experimentation with new pedagogical alternatives, including the computer to school every day. It is worth mentioning that this does not mean disregarding the other practices and technologies hitherto used, but yes, take ownership of other, promoting new meanings and thus producing possible transformations, pedagogical, practical proposals and relationships between teachers, pupils and technological resources available in school or that can be leveraged by it.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComputeren
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleO uso do computador nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912259pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples