Repositório Digital

A- A A+

Reflexão no contexto escolar : um estudo sobre o programa de rádio da prefeitura municipal de Fontoura Xavier

.

Reflexão no contexto escolar : um estudo sobre o programa de rádio da prefeitura municipal de Fontoura Xavier

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexão no contexto escolar : um estudo sobre o programa de rádio da prefeitura municipal de Fontoura Xavier
Autor Pedroso, Ivanete de Souza
Orientador Basso, Lourenço de Oliveira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino
Fontoura Xavier (RS)
Mídia
Radiodifusão educativa
Resumo O presente trabalho envolve alunos e professores do Curso Ensino Médio Normal do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia. Tem-se como objetivo saber qual é a visão da comunidade escolar no que se refere ao Programa de Rádio da Prefeitura Municipal, identificar de que forma o rádio é utilizado nessa instituição e de que maneira o referido programa de rádio pode ser explorado nas atividades pedagógicas. Essa pesquisa trata-se de um Estudo de Caso, de caráter quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados foram questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas, ambos analisados através do método DSC (Discurso do Sujeito Coletivo). São abordados ainda dados teóricos de diferentes autores, servindo de subsídio para a análise dos dados coletados e para a elaboração das posteriores conclusões. Com os resultados obtidos do grupo docente, foi possível identificar pouca utilização do rádio em suas atividades docentes, bem como baixa audiência do programa de rádio estudado. Por parte dos alunos, a maioria escuta o Programa de Rádio da Prefeitura Municipal e declaram que utilizariam o rádio como futuros professores. As conclusões, portanto, confirmam que o rádio pode ser um meio facilitador no sistema educacional e que pode influenciar positivamente no processo ensino-aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95930
Arquivos Descrição Formato
000914457.pdf (2.024Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.