Repositório Digital

A- A A+

Youtube, Audacity e o Photo Story no contexto educomunicativo

.

Youtube, Audacity e o Photo Story no contexto educomunicativo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Youtube, Audacity e o Photo Story no contexto educomunicativo
Autor Klein, Jackson Adriano
Orientador Foohs, Marcelo Magalhães
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Material didático digital
Redes sociais
Sala de aula
Resumo O presente trabalho procura contextualizar o uso de softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) no meio pedagógico como ferramentas que ampliam e potencializam o processo de ensino e aprendizagem. A proposta é buscar uma aproximação entre a educação e os meios de comunicação, objetivando desenvolver e melhorar aspectos relacionados como autoria, compartilhamento, autonomia, mediação e interação. Ismar de Oliveira Soares e David Ausubel são os referenciais teóricos que respectivamente destacam a importância de criar ecossistemas comunicativos e a aprendizagem significativa que deve fazer sentido para acontecer. A abordagem é qualitativa e quantitativa através de questionário misto, com perguntas abertas e fechadas direcionadas aos alunos. Foram feitas observações e análise da prática educativa com os softwares acima mencionados. Para tal propósito, utilizamos vídeos do youtube para contextualizar determinado tema, produzimos pequenos programas de rádio utilizando o audacity e tratamos de temas transversais utilizando o photo story. A pesquisa aponta aspectos relevantes como legibilidade, flexibilidade, criatividade, veracidade, e ética nas ações educativas que devem ser levados em conta quando utilizamos as tecnologias de informação. Assim, as tecnologias no meio pedagógico podem auxiliar e permitir aos alunos serem co-autores no processo da aprendizagem. Os resultados obtidos indicam o uso dos softwares(Youtube, Audacity e o Photo Story) podem modificar a prática pedagógica do professor.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95932
Arquivos Descrição Formato
000914479.pdf (267.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.