Repositório Digital

A- A A+

Cinema : a arte interdisciplinar

.

Cinema : a arte interdisciplinar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cinema : a arte interdisciplinar
Autor Wagner, Antonio Carlos
Orientador Bulegon, Ana Marli
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Cinema
Interdisciplinaridade
[en] Education
[en] Interdisciplinarity
Resumo Foi realizado um trabalho de pesquisa bibliográfica com o objetivo de estudar o cinema, como recurso educacional e também como instrumento para os alunos realizarem sua criatividade numa visão interdisciplinar. O cinema tem sido utilizado como recreação, mas pode servir também para que os alunos façam seu filme, criando uma história que complemente os estudos realizados em cada série, passando de estudantes passivos, para pesquisadores ativos. Isto leva a educação a um novo paradigma que, conforme bibliografia estudada, torna o aluno protagonista de sua educação. Constatou-se, através desta pesquisa, que o cinema é utilizado em sala de aula, mas na maioria das vezes sem planejamento, como uma amenidade para tornar as aulas menos cansativas e menos monótonas, mas sem o planejamento que se deveria ter para enriquecer os conteúdos, chegando-se a uma educação verdadeiramente interdisciplinar.
Abstract A bibliographic study was conducted with the aim of studying the cinema, as an educational resource and also as a tool for students to realize their creativity in an interdisciplinary view. The film has been used as recreation, but can also serve to students to make their movie, creating a story that complements the studies in each grade, moving the students from passive to active researchers. This leads to a new educational paradigm, accord to studied bibliography, the student becomes protagonist of his education. It was found through this research that the film is used in the classroom, but most of the time without planning, as an amenity to make lessons less tiring and less monotonous, but without planning; it should to enrich contents, reaching up to a truly interdisciplinary education.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95934
Arquivos Descrição Formato
000911698.pdf (389.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.