Repositório Digital

A- A A+

A Mídia informática nos anos iniciais : possibilidades e desafios

.

A Mídia informática nos anos iniciais : possibilidades e desafios

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A Mídia informática nos anos iniciais : possibilidades e desafios
Autor Bruxel, Carla Maria Leidemer
Orientador Maria, Sandra Andrea Assumpção
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Computador na educação
Ensino fundamental
Tecnologia educacional
[es] Aprendizaje
[es] Enseñanza
[es] Informática
Resumo Nesta pesquisa serão abordadas as possibilidades e os desafios do uso da mídia informática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Acredita-se que o professor seja o condutor do processo de interação do aluno com a informática e do processo de construção de novos conhecimentos necessários à formação integral do aluno. A metodologia adotada nesta pesquisa foi um estudo teórico sobre o assunto. O levantamento de dados foi realizado através de um questionário aplicado a professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do município de São Martinho, RS. No desenvolvimento da pesquisa foi abordado como se desenvolve o processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais, a utilização pedagógica da mídia informática na escola, a formação do professor em relação ao uso desta mídia, as possibilidades e os desafios do seu uso pedagógico. As possibilidades do uso da mídia informática são inúmeras sendo que o professor poderá optar pela que melhor se adapta ao seu planejamento. Ao final da pesquisa, compreendeu-se que a informática é uma ferramenta de apoio indispensável no processo de ensino e de aprendizagem nos dias atuais em que a mídia informática vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente escolar. Porém há ainda muitos desafios a serem analisados e superados na utilização pedagógica da mídia informática no processo de ensino e de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Resumen Esta investigación abordará las oportunidades y desafíos del uso de medios informáticos en los primeros años de escuela primaria. Se cree que el maestro es el conductor del proceso de interacción del estudiante con el equipo y del proceso de creación de nuevos conocimientos necesarios para la formación integral del alumno. La metodología adoptada en esta investigación fue un estudio teórico sobre el tema. La colección de datos se ha realizado mediante un cuestionario aplicado a los maestros que trabajan en los primeros años de escuela primaria, de una escuela dl municipio de São Martinho, Rio Grande do Sul. En el desarrollo de la investigación fue abordado como se desarrolla la enseñanza y el aprendizaje en los primeros años, el uso pedagógico de medios informáticos en la escuela, la formación del maestro sobre el uso de este medio, las posibilidades y desafíos de su uso pedagógico. Las posibilidades de uso de los medios informáticos son numerosas y el profesor puede elegir la que mejor se adapte a su plan de enseñanza. Se ha llegado a la comprensión de que es una herramienta de apoyo indispensable en el proceso de enseñanza y aprendizaje en la actualidad, en la cual, la informática está ganando cada vez más espacio en el ambiente escolar. Sin embargo, todavía hay muchos desafíos para ser analizados en la utilización pedagógica de la media informática en el proceso de enseñanza y aprendizaje en los primeros años de escuela primaria.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95937
Arquivos Descrição Formato
000911942.pdf (186.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.