Repositório Digital

A- A A+

Jornal impresso escolar : o uso da mídia para produção textual e desenvolvimento da leitura e escrita

.

Jornal impresso escolar : o uso da mídia para produção textual e desenvolvimento da leitura e escrita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jornal impresso escolar : o uso da mídia para produção textual e desenvolvimento da leitura e escrita
Autor Motta, Carmen Dora Soares
Orientador Bulegon, Ana Marli
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Interdisciplinaridade
Jornal escolar
Mídia impressa
[en] Educational media
[en] Learning
[en] Newspapers printed
Resumo Este trabalho tem como objetivo fazer uso da mídia impressa para produção textual e desenvolvimento da leitura e escrita. Vale enfatizar aqui o uso da mídia impressa – o jornal. Trata-se de uma análise reflexiva sobre o uso das mídias impressas na educação e como esta poderá ser utilizada para o ensino e a aprendizagem, entendendo que o conhecimento humano é obtido por intermédio da comunicação, da leitura e da escrita. Ao fazer uso da mídia impressa como ferramenta de aprendizagem, em especial a escrita, os alunos e professores tem a possibilidade de utilizar a mesma para descrever/reescrever suas ideias, comunicar-se, trocar experiências e produzir histórias, desenvolvendo o gosto pela leitura e o prazer de escrever. Este trabalho aponta para as contribuições da mídia impressa a fim de que o professor, através de atividades de leitura oral e escrita possa analisar e ampliar o conceito de ler e escrever, junto com os alunos. Além disso, verificar a possibilidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar e crítico, sem deixar de usar os demais recursos didáticos e tecnológicos. O presente trabalho apresenta que, através de uma atividade prática, da elaboração de um jornal na escola, é possível integrar o jornal na escola como incentivo à leitura e escrita expandindo a pesquisa para o contexto social através do desenvolvimento de habilidades e capacidades de atuarem de maneira participativa e crítica, possibilitando a aquisição de conhecimentos e construindo novos, numa integração com o coletivo e o individual do envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem. Os dados obtidos revelam que os alunos despertam para o reconhecimento o trabalho interdisciplinar, utilizando o conhecimento prévio, ampliando o vocabulário e o senso de responsabilidade e compromisso. Com isso, sinalizam o alcance dos objetivos propostos, considerando que este é uma atividade que não se encerra, mas que tem continuidade como mais um instrumento de apoio à aprendizagem da leitura e escrita.
Abstract This paper aims to make use of printed media for textual production and development of reading and writing. It is worth emphasizing here the use of print media - the newspaper. This is a reflective analysis on the use of print media in education and how it can be used for teaching and learning, understanding that human knowledge is obtained through communication, reading and writing. By making use of print media as a learning tool, especially writing, students and teachers have the ability to use it to describe / rewrite your ideas, communicate, exchange experiences and produce stories, developing a taste for reading and pleasure of writing. This work points to the contributions of the print media so that the teacher, through the activities of oral reading and writing can analyze and extend the concept of reading and writing, along with the students. Also, check the possibility of developing an interdisciplinary and critical, while others use teaching resources and technology. This work shows that, through a practical activity, producing a school newspaper, you can integrate the newspaper at school and encourage reading and writing expanding the research to the social context through the development of skills and capabilities to act critical and participatory manner, enabling the acquisition of new knowledge and building, an integration with the collective and the individual involved with the process of teaching and learning. Data showed that students awaken to the recognition interdisciplinary work, using prior knowledge, expanding vocabulary and sense of responsibility and commitment. With this signal the achievement of objectives, considering that this is an activity that does not end, but it has continued as a further tool to support the learning of reading and writing.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95939
Arquivos Descrição Formato
000912202.pdf (799.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.