Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAvila, Bárbara Gorzizapt_BR
dc.contributor.authorKosmaliski, Barbara Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:49Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95941pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo acompanhar e observar de que forma um software educacional pode servir como ferramenta de apoio na aprendizagem de crianças com Síndrome de Down (SD). Este estudo partiu de uma concepção sócio-histórica, à luz da teoria vygotskiana, justificando assim, a importância das interações sociais para o desenvolvimento das estruturas mais complexas do pensamento, envolvendo os sujeitos com necessidades educativas especiais. A tecnologia empregada, através de um software livre, nesse estudo foi um elemento imprescindível para viabilizar o processo de desenvolvimento psicológico criando elos de aprendizagens estimulando a curiosidade, provocando o desejo e a busca por respostas, partindo dos conhecimentos prévios do estudante e possibilitando a ampliação de suas concepções afetivas e cognitivas. A análise através da pesquisa qualitativa centrou-se num estudo de caso onde o sujeito estudado é aluno do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Alvorada/RS. A metodologia utilizada para este estudo de caso utilizou como ferramenta tecnológica principal o software educacional Gcompris. O processo analítico das possibilidades discorreu das observações e intervenções ocorridas durante sete sessões de estudos no espaço educacional onde o aluno com necessidade educativa especial, neste caso, com Síndrome de Down (SD) está inserido. As contribuições desta pesquisa apontam para a necessidade do sujeito com SD utilizar recursos tecnológicos no âmbito escolar que favoreçam o processo de inclusão de indivíduos com necessidades educativas especiais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleO software gcompris apoiando a aprendizagem : estudo de caso com criança com síndrome de downpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples