Repositório Digital

A- A A+

O uso do vídeo : um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem

.

O uso do vídeo : um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do vídeo : um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem
Autor Araujo, Ivonete Sanchez de
Orientador Basso, Lourenço de Oliveira
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Material didático digital
Sala de aula
Vídeo
[es] Práctica
[es] Reflexión
[es] Video en la educación
Resumo Este trabalho tem o objetivo de trazer o estudo do vídeo em sala de aula como um recurso para promover o envolvimento na aprendizagem. Realizar uma coletânea de atividades para que sirva de sugestões aos educadores do nosso estabelecimento de ensino e a outros que tiverem interesse pelo assunto explanado. Também se busca verificar a utilização desta ferramenta nas práticas juntamente com suas formas de aplicação e possíveis processos inovadores. Participando da prática na escola situada no município de Sapucaia do Sul – RS, observamos que os professores utilizam os vídeos em sala de aula de forma sistemática, ou seja, os procedimentos são repetitivos, com isto, realizamos pesquisas com questões que conduzissem às reflexões para inovações das práticas do vídeo e ao mesmo tempo, coletar métodos já utilizados, assim, nos agraciar com formas diversificadas na utilização do vídeo. Portanto, nossa labuta visa renovar e selecionar modelos didáticos do uso do vídeo que estejam sendo empregados em sala de aula.
Resumen En este trabajo se pretende acercar el estudio de video en el aula como recurso para promover la participación en el aprendizaje. Hacer una colección de actividades que sirven como sugerencias para los educadores de nuestro centro educativo y otros que tienen un interés en la materia explicada. Asimismo, se pretende investigar el uso de esta herramienta en la práctica junto con sus formularios de solicitud y los posibles procesos innovadores. Uniéndose a la práctica en la escuela ubicada en la ciudad de Sapucaia do Sul - RS, se encontró que los maestros usan los videos en el aula de manera sistemática, es decir, los procedimientos son repetitivos, con ello, llevamos a cabo encuestas con preguntas que conduzcan a la reflexión innovaciones de vídeo práctica y al mismo tiempo recoger los métodos ya utilizados y en formas diversas con otorgar a la utilización de vídeo. Por lo tanto, nuestro trabajo tiene por objeto renovar y algunos modelos de uso didáctico de vídeo que se utilizan en el aula.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95942
Arquivos Descrição Formato
000914473.pdf (685.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.