Repositório Digital

A- A A+

Neoloeitores em ambiente digital : usando tecnologias para recriar textos literários no ensino médio

.

Neoloeitores em ambiente digital : usando tecnologias para recriar textos literários no ensino médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Neoloeitores em ambiente digital : usando tecnologias para recriar textos literários no ensino médio
Autor Salgueiro, Caroline Pinto
Orientador Alves, Evandro
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Leitura e escrita
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Adaptation
[en] Digital environment
[en] Neoreader
[en] Reading
[en] Writing
Resumo Este trabalho apresenta a adaptação do conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, realizada por alunos do ensino médio, para ambiente digital, realizado por / para o público neoleitor. No atual contexto educacional é visível a dificuldade da leitura literária, bem como o desenvolvimento da escrita. Levando-se isso em consideração, os avanços e a propagação das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação), no cenário educacional, essas são ferramentas importantes para sanar tal dificuldade. As amostras da avaliação realizadas pelos alunos, ao término da adaptação, evidenciam que os alunos leem, gostam de ler e acima de tudo produzem desde que haja interação com o texto lido. Para isso, realizou-se um estudo exploratório e para embasamento teórico desse trabalho utilizou-se os seguintes teóricos: Chartier, Lévy, Bakhtin, entre outros. Este trabalho, portanto, poderá colaborar, futuramente, para com outros professores que também tenham preocupação com a aquisição da leitura e da escrita, em ambientes digitais.
Abstract The adaptation of the tale Felicidade Clandestina (Happiness Clandestine) by Clarisse Lispector that is currently being presented, is performed by high school students for the digital environment, aiming and held by / for the public neoreader. In the current educational context the difficulty of literary reading is visible, as well as the development of writing, taking this into consideration, the progress and spread of ICTs (information and communication technology) in the educational setting, these are important tools to remedy such difficulty. Samples of the assessment performed by the students at the end of the adaptation demonstrate that students read, love to read and above all, produce, since there is interaction with the text read. For this we carried out a scoping study and theoretical foundation of this work which utilized the following theorists, among others. This work, therefore, can collaborate in the future for the acquisition of reading and writing in digital environments.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95946
Arquivos Descrição Formato
000912210.pdf (1.244Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.