Repositório Digital

A- A A+

Mapeamento dos recursos informatizados nas escolas estaduais de Porto Alegre

.

Mapeamento dos recursos informatizados nas escolas estaduais de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mapeamento dos recursos informatizados nas escolas estaduais de Porto Alegre
Autor Zílio, Cátia
Orientador Alves, Evandro
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Inclusão digital
Políticas públicas
Tecnologia educacional
[en] Digital inclusion
[en] Public policy
[en] Teacher formation
Resumo Este texto apresenta um estudo quantitativo sobre a situação de infraestrutura e usos dos laboratórios de informática das escolas da rede estadual do município de Porto Alegre. Para a análise foram utilizadas informações coletadas por meio de um questionário online enviado a todas as escolas vinculadas a 1ª Coordenadoria Regional de Educação, complementadas pelos relatórios obtidos no Sistema de Gestão Tecnológica. As informações prestadas pelas escolas foram organizadas em três categorias: a infraestrutura das escolas em termos de disponibilidade dos recursos físicos e conectividade; a utilização pedagógica dos laboratórios de informática; e a formação dos professores para o uso das TIC nas práticas pedagógicas. A análise das respostas prestadas pelas escolas possibilitou concluir que para além da disponibilidade dos equipamentos de informática nas escolas o principal desafio a ser superado diz respeito aos sentidos e propósitos da intervenção pedagógica com as TIC, cujas mudanças precisam estar baseadas em redes humanas que configurem novos espaços de interação e de aprendizagens.
Abstract This paper presents a quantitative study about the state of infrastructure and the uses of the computer labs of state schools in Porto Alegre city. For the analysis we used information collected through an online questionnaire sent to all schools linked to the 1st Regional Education Coordination, complemented with the reports obtained in the Technology Management System. The information provided by the schools were organized into three categories: the infrastructure of schools in terms of availability of physical resources and connectivity; the educational use of computer labs; and teachers formation to the use of the ICT in teaching practices. The analysis of the responses provided by the schools allowed the conclusion that beyond the availability of computer equipment in schools the main challenge to be overcome concerns the meanings and purposes of educational intervention with ICT, whose changes must be based on human networks that constitute new spaces for interaction and learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95947
Arquivos Descrição Formato
000912271.pdf (1.001Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.