Repositório Digital

A- A A+

Transformações da vida em sociedade através das mídias

.

Transformações da vida em sociedade através das mídias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Transformações da vida em sociedade através das mídias
Autor Teixeira, Claudia da Silva
Orientador Flores, Maria Lucia Pozzatti
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Aprendizagem
Tecnologia
[en] Innovation
[en] Learning
[en] Media
Resumo Hoje vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro e essa tecnologia influencia à sociedade e em consequência, a educação. Esta monografia busca analisar a influência das mídias na sociedade, bem como sua relação com a educação. Essa pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa realizada no Colégio Estadual Professor Antonio Lemos de Araújo, localizado no centro da cidade, nas proximidades do bairro Popular, atendendo alunos de todos os bairros do município, assim como os alunos da zona rural. Os sujeitos pesquisados foram 28 alunos do primeiro ano, do Ensino Médio. Para coleta de dados, nas aulas de Seminário, no turno da tarde, uma vez por semana, durante os meses de maio a agosto, os alunos foram observados através das tecnologias que possuem em casa e do preenchimento de uma planilha entregue para todas as famílias. Através dos relatórios, após as visitações e da tabulação sobre as planilhas, confirmou-se que para o aluno ter autonomia, comprometimento e envolvimento, o ensino deve ser embasado nas tecnologias, com atividades variadas e a busca de diferentes meios da cultura midiática. Os educandos devem acompanham a era tecnológica, pois demonstram nas suas interações ter grande domínio das mesmas, fazendo a diferença no processo de ensinoaprendizagem.
Abstract Today he lives in a technological age in which they show live events worldwide and the technology influences society and consequently education. This monograph seeks to analyze the influence of media in society and its relationship to education. The research was conducted by a qualitative approach, in State College Professor Antonio Lemos de Araújo, located in the city center, near the neighborhood Popular, serving students from all neighborhoods of the city, as well as students from rural areas. The study subjects were 28 students of the first year of high school. For data collection, the Seminar classes, in the afternoon, once a week during the months may to august students were observed through the technologies they have at home and filling out a worksheet given to all families . Through the reports, after the visitations and the tab on the spreadsheet, it was confirmed that for the learner autonomy, commitment and involvement, teaching must be grounded in technology, with varied activities and the search for different means of media culture. The learners must accompany the technological age, they show in their interactions have great mastery of them, making a difference in teaching and learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95948
Arquivos Descrição Formato
000912317.pdf (147.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.