Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlores, Maria Lucia Pozzattipt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Adriana Inaciopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95949pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem por objetivo analisar os fatores positivos da utilização da televisão no âmbito educacional como meio de aprendizagem na Educação Infantil, bem como na vivência familiar dos educandos, verificando a maneira lúdica nos quais são utilizados, a escolha desta tecnologia da informação e comunicação se deu pela grande popularidade da mesma na sociedade atual e o fácil acesso aos diferentes grupos sociais. Para tanto, utilizou-se como metodologia de pesquisa, entrevistas semi estruturadas aplicadas em professores e pais de alunos de uma escola de Educação Infantil da rede municipal de Caçapava do Sul e uma escola também de Educação Infantil da rede privada do mesmo município. A partir do embasamento teórico de autores como Moran (1994, 1998, 2000), Freire (1995, 1996), Brito (2008), Fusari (1999), Minayo (2003) dentre outros, verificou-se a importância da ludicidade na Educação Infantil e a utilização da televisão se valendo desta proposta pode ser sim muito benéfica para o processo de construção do conhecimento da criança. Entre os entrevistados percebeu-se que há uma preocupação com a utilização de programas de televisão educativos, que priorizem o incentivo a cidadania. Outra consideração relevante é que o educador tem um papel fundamental na utilização deste recurso, uma vez que é este último que vai instigar o processo de aprendizagem de forma consiste e considerável, além de ter o discernimento sobre a adequação de programas televisivos na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the positive factors of the use of television in education as a means of learning in early childhood education and family life in the students, checking the playful manner in which they are used, the choice of information technology and communication is given the wide popularity of that in today's society and the easy access to different social groups. Therefore, it was used as a research methodology, applied in semi-structured interviews teachers and parents an early childhood education center in the municipal Caçapava do Sul and also a school for kindergarten the private network of the same municipality. From the theoretical foundation of authors such as Moran (1994, 1998, 2000), Freire (1995, 1996), Brito (2008), Fusari (1999), Minayo (2003) among others, noted the importance of playfulness in early childhood education and the use of TV taking advantage of this proposal can be rather very beneficial for the process of knowledge construction of the child. Among respondents perceived that there is a concern about the use of educational television programs, prioritizing the incentive citizenship. Another relevant consideration is that the teacher has a key role in using this feature, since it is the latter who will instigate the learning process and so is considerable, besides having the discernment of the suitability of television programs in school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectLearningen
dc.titleA TV no desenvolvimento educacional infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911591pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples