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dc.contributor.advisorPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.contributor.authorManske, Andréa Saraiva Nunespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:55Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95950pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a mostrar quais os saberes docentes e profissionais que professores de Laboratório de Informática do município de Esteio, manifestam no processo de inclusão para atender a diversidade escolar, através de uma pesquisa empírica com cunho qualitativo, elaborada através de argumentações teóricas que possibilita comparações, interpretações, onde o pesquisador é participante do processo e se preocupa com a realidade dos fatos. O questionário utilizado para levantamento de dados foi aplicado no grupo de professores que atualmente estão trabalhando como coordenadores dos laboratórios de informática nas escolas municipais de educação básica. Os resultados permitiram através do levantamento perceber a quase total inexistência de tecnologia assistiva nos laboratórios, o desconhecimento da concepção e da importância da mesma na vida escolar do educando, principalmente com necessidades educacionais especiais, por parte dos professores e com isso firmou-se a necessidade de realizar uma formação com este grupo. A pesquisa também teve como objetivo identificar quais os saberes que os professores dos laboratórios de informática têm e comparar com os saberes docentes e profissionais que o professor Tardif aponta ser necessário para uma boa prática pedagógica e profissional na educação. Mostrou-se que o professor traz consigo saberes disciplinares, curriculares, experienciais, profissionais e sociais e estes perpassam na atuação do docente com a diversidade escolar que este atende.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to show which teacher knowledge and professional that teachers of Computer Laboratory of the municipality of Esteio, has manifested in the inclusion process to attend the diversity education through an empirical research with qualitative, drawn by theoretical arguments that enables comparisons, interpretations, where the researcher is a participant in the process and is concerned with the reality of the facts. The questionnaire used for data collection was applied to the group of teachers who are currently working as coordinators of the computer labs in the elementary schools. The results of the survey permit to realize the almost total absence of the assistive technology in the laboratories, the lack of design and the importance of it in the school life of the student, especially with special educational needs, from teachers and thus signed up to need for a formation with this group. The survey also aimed to identify the knowledge that teachers have of computer labs and compare with the professional teaching knowledge that Tardif teacher shows as the necessary for a good pedagogical practice and professional in the education. It has shown that the teacher brings disciplinary knowledge, curriculum, experiential, social professionals and these permeate the teacher’s work with the diversity school that him serves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectSchool diversityen
dc.titleTecnologias assistivas : inclusão digital nos laboratórios de informática do município de Esteiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911673pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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