Repositório Digital

A- A A+

Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto

.

Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mesa educacional como ferramenta de aprendizagem nos anos iniciais: uma análise de uso pelos professores da EMEF Dr. Paulo da Silva Couto
Autor Souza, Daiany Ferrão Pires de
Orientador Bitencourt, Jossiane Boyen
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino fundamental
Séries iniciais
[en] Early years
[en] Educational desks
[en] Learning
Resumo Este trabalho objetiva investigar o uso da Mesa Educacional como Ferramenta na Aprendizagem dos Anos Iniciais. A investigação foi realizada em uma escola pública da rede municipal de São Leopoldo, através de entrevistas com professores regentes de turmas dos anos iniciais e observações realizadas com alunos, a fim de conhecer as Mesas bem como os problemas enfrentados pelos educadores na sua utilização. A partir da pesquisa também foi traçado um Plano de Ação para auxiliar a Escola na utilização deste recurso tecnológico. Foi comprovado que a Mesa Educacional é um ferramenta de aprendizagem que possibilita a construção do conhecimento nos anos iniciais. Assim através de suas atividades o aluno aprende e reforça o que aprendeu. Deve ser melhorada quanto ao seu tamanho, pois não acomoda de maneira confortável seis crianças, mas cumpre seu objetivo, que é de proporcionar troca e construção coletiva de conhecimentos.
Abstract This study aims to investigate the use of the Educational Desk as a Learning Tool in the Early Years. The research was performed in a public school in the São Leopoldo city, through interviews with teachers of the early years classes and observations conducted with students in order to know the desks as well as the problems faced by educators in their use. From the research was also drawn up an action plan to assist the School in the utilization of this technological resource. It has been proven that the Educational Desk is a learning tool that enables the construction of knowledge in the early years. So through their activities the student learns and reinforces what you learned. Should be improved in terms of size, because there comfortably accommodates six children, but it fulfills its purpose, which is to provide exchange and collective construction of knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95951
Arquivos Descrição Formato
000912624.pdf (969.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.