Repositório Digital

A- A A+

Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)

.

Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Inclusão escolar de alunos com deficiência visual utilizando as tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Autor Moraes, Daniela
Orientador Alonso, Cleuza Maria Maximino Carvalho
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Curso de Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Inclusão escolar
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Assistive technology
[en] Computers in education
[en] School inclusion
[en] Visual impairment
Resumo No Brasil foi promulgada a lei n.º 9394/96 - Nova Lei de Diretrizes e Bases Nacional (LDB - BRASIL, 1996), determinando que deve haver atendimento educacional especializado gratuito aos alunos com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino. As novas tecnologias podem facilitar o acesso das pessoas com necessidades especiais, neste caso um Deficiente Visual, em diferentes ambientes sociais. Partindo de uma pesquisa exploratória, tendo como procedimento o estudo de caso, com a aplicação da técnica de observação e uma abordagem qualitativa, esta monografia teve como objetivo pesquisar e apresentar a aplicação e importância do software Mecdaisy para a inclusão de crianças deficientes visuais. Durante a pesquisa serão analisados alguns softwares e dentre eles, escolhido o Mecdaisy para aplicar com uma criança deficiente visual matriculada numa escola da rede pública de Caxias do Sul. O Mecdaisy é um software de leitura de livros, assim a aluna terá a oportunidade de escutar livros de literatura infantil.
Abstract In Brazil was enacted a law n.º 9394/96 - New Law of Guidelines and Bases National (LDB - BRAZIL, 1996), determining that should be free skilled educational treatment for the students with deficiency, rather at the regular education network. The new technologies can facilitate the access of the people with special needs, in this case, visual deficient, in different social environments. Starting by a exploratory research, having as procedure the case history, with the application of the technique of observation and a qualitative approach, this monograph had as objective to research and to present the application and importance of the software Mecdaisy for the inclusion of visual deficient children. During the research will be analyzed some softwares and among them, chosen the Mecdaisy to apply in a visual deficient child enrolled in a public school from Caxias do Sul. The Mecdaisy is a software of reading books, so the student will have the opportunity to listen to books of children's literature.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/95954
Arquivos Descrição Formato
000912660.pdf (154.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.