Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Cristiane de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-03T02:03:57Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95957pt_BR
dc.description.abstractA crescente inserção das tecnologias digitais à vida cotidiana ocasiona mudanças em diversos campos da atividade humana. A utilização de ferramentas digitais alcança as práticas sociais de leitura e de escrita, fazendo com o que processo de letramento ganhe novas dimensões. Entende-se que se fazem necessárias transformações também no processo de ensino e aprendizagem, exigindo o planejamento de estratégias pedagógicas desafiadoras que incorporem os recursos do meio digital e que atraiam e envolvam os alunos em uma participação ativa. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é Investigar como um agente pedagógico animado pode contribuir no processo de letramento de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base em uma estratégia pedagógica para apoio à escrita. Letramento, agentes pedagógicos animados e engajamento são conceitos centrais da perspectiva teórica na qual a pesquisa está ancorada. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa em educação. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso, envolvendo um grupo de três estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental de nove anos. A metodologia proposta incluiu o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica de letramento e optou-se pela técnica de observação participante como principal instrumento para a coleta de dados. Entrevistas semiestruturadas complementaram os resultados. As análises evidenciaram que o emprego de agentes pedagógicos animados favoreceu a ampliação de habilidades e competências que o processo de letramento infantil abrange. Entende-se também que a utilização destes agentes pode contribuir para o engajamento dos alunos – nos níveis comportamental, emocional e cognitivo – em estratégias pedagógicas, favorecendo o progresso em diferentes dimensões que o letramento envolve.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o emprego de agentes pedagógicos animados no processo de letramentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912397pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples