Repositório Digital

A- A A+

Adequação de doses de nitrogênio em milho com base em indicadores de solo e de planta

.

Adequação de doses de nitrogênio em milho com base em indicadores de solo e de planta

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Adequação de doses de nitrogênio em milho com base em indicadores de solo e de planta
Autor Rambo, Lisandro
Silva, Paulo Regis Ferreira da
Strieder, Mércio Luíz
Delatorre, Carla Andrea
Bayer, Cimelio
Argenta, Gilber
Resumo O objetivo deste trabalho foi testar uma metodologia para determinar doses ótimas de N a serem aplicadas em cobertura, no estádio V6 do milho, com base em características de solo e de planta, e verificar quais os indicadores mais precisos para a predição da dose de N a ser aplicada. O experimento foi conduzido em Eldorado do Sul, RS, em dois anos agrícolas. Os tratamentos consistiram de cinco doses de N, aplicadas em duas épocas. Além do rendimento de grãos, determinaram-se, no estádio V6, o teor relativo de clorofila na folha, as massas de matéria seca da folha e da planta, o teor e a quantidade de N acumulados na folha e na planta, teores de nitrato, amônio e N mineral no solo. As características de planta foram mais eficientes para a predição da dose de N em cobertura no milho, nos dois anos agrícolas, do que as características de solo, com destaque para massa de matéria seca e N acumulado na planta, seguidas pelo teor relativo de clorofila na folha. É possível desenvolver ou adaptar a metodologia testada, para predição de doses ótimas de N em cobertura em milho, a partir de características de planta e de solo, desde que se possua uma rede de ensaios com uma curva de reposta a esse nutriente.
Abstract The objective of this work was to test one methodology to determine nitrogen (N) optimum rate to side dress at V6 corn stage, using soil and plant characteristics, and to verify which are the most precise indicators of N rate application. A field experiment was carried out in Eldorado do Sul, RS, Brazil, in two growing seasons. The treatments were five N rates applied in two timings. The following variables were measured: corn grain yield, leaf relative chlorophyll content, leaf and plant dry weight, N content and accumulated in the leaf, and plant and soil nitrate, ammonium and N mineral contents were measured at V6. From the evaluated characteristics, the most precise to predict optimum N rate for side dressing in corn were plant dry weight, N accumulated in the plant and leaf relative chlorophyll content. The results show that is possible to adapt or to develop a method to predict the optimum N rates for side dressing, using soil and plant characteristics, since there is a N response curve available from a group of experiments.
Contido em Pesquisa Agropecuaria Brasileira : 1977. Brasilia. Vol. 43, n. 3 (mar. 2008), p. 401-409
Assunto Adubação de cobertura
Clorofila
Grão : Rendimento
Milho
Nitrogenio : Planta
Nitrogenio : Solo
[en] chlorophyll content
[en] grain yield
[en] plant nitrogen
[en] soil nitrogen
[en] topdressing
[en] Zea mays
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/96019
Arquivos Descrição Formato
000639566.pdf (129.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.