Repositório Digital

A- A A+

Aprimoramento da análise farmacopeica por cromatografia líquida de cefadroxila em insumo e em cápsulas duras comerciais

.

Aprimoramento da análise farmacopeica por cromatografia líquida de cefadroxila em insumo e em cápsulas duras comerciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aprimoramento da análise farmacopeica por cromatografia líquida de cefadroxila em insumo e em cápsulas duras comerciais
Autor Severo, Débora Severino
Orientador Volpato, Nadia Maria
Co-orientador Todeschini, Vítor
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Curso de Farmácia.
Assunto Cefadroxila
Cromatografia liquida
Resumo A cefadroxila (CEFA) é um antibiótico cefalosporínico semi-sintético da primeira geração de administração oral. Atua no tratamento de infecções bacterianas como: bronquite, amigdalite, infecções da pele e de ouvido, gonorreia e infecções do trato urinário. A Farmacopéia Brasileira (2010) preconiza o doseamento da CEFA por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) com cromatógrafo provido de detector ultravioleta a 230 nm, coluna C18 tradicional longa (250 mm x 4,6 mm, 5,0 μm) à temperatura ambiente e vazão de fase móvel 1,5 mL/minuto, sendo recomendada mistura de tampão fosfato de potássio monobásico (50 mM, pH 5,0) e acetonitrila (96:4; v/v). Amostra e padrão são preparados na concentração de 1,0 mg/mL, considerada elevada, e o volume de injeção é de 10 μL. Assim, o objetivo deste trabalho foi otimizar a análise farmacopeica por CLAE de CEFA insumo e avaliar sua aplicabilidade em cápsulas duras comerciais. Para isso, diversas condições foram testadas e a metodologia que se mostrou mais rápida, simples e reprodutível, com bons indicadores de adequabilidade do sistema cromatográfico foi utilizando uma coluna BDS Hypersil C18 (100 mm x 4,6 mm, 5,0 μm) à temperatura de 30°C, com fase móvel tampão fosfato de potássio (20 mM; pH 3,5) e metanol (94:06; v/v), a uma vazão de 1,0 mL/min e as amostras foram preparadas na concentração de 0,05 mg/mL. O método desenvolvido foi validado e apresentou especificidade frente a diversas condições de estresse a que a CEFA foi submetida, linearidade na faixa de concentração de 1,0 - 150 μg/mL, um coeficiente de correlação (r) igual a 1,0000 (y = 21046x + 1692), precisão (DPR = 0,92%) e exatidão, sendo também, adequado para o controle de qualidade de rotina de produtos comerciais de CEFA, sob forma de cápsulas gelatinosas duras.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96037
Arquivos Descrição Formato
000898089.pdf (3.010Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.