Repositório Digital

A- A A+

A ordem do discurso da educação ambiental

.

A ordem do discurso da educação ambiental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A ordem do discurso da educação ambiental
Autor Maldonado, Maritza Maciel Cartrillon
Orientador Veiga-Neto, Alfredo José da
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Análise do discurso
Educação ambiental
Estudos culturais
Foucault, Michel 1926-1984.
Meio ambiente
Professor
Universidade do Estado de Mato Grosso.
Resumo Esta Dissertação apresenta um estudo sobre os discursos da Educação Ambiental proferidos por professoras e professores de uma Instituição de Ensino Superior  Universidade do Estado de Mato Grosso  UNEMAT. Inspirando-me na concepção de discurso desenvolvida pelo filósofo francês Michel Foucault, bem como em autoras e autores que realizam seus estudos na perspectiva pós-estruturalista, minha intenção é desnaturalizar a emergência desses discursos, concebendo-os como acontecimentos históricos. Preocupo-me em entender os regimes de verdade que engendraram e regularam a produção de tais discursos, propondo-me a uma tarefa eminentemente histórica. Assumo que, desconstruindo o discurso sobre a necessidade da Educação Ambiental, é possível perceber certas relações de poder que o possibilitaram. Utilizo-me, como corpus empírico da análise, da descrição de alguns enunciados proferidos pelas professoras e professores daquela Universidade, bem como de algumas narrativas históricas engendradas pelo movimento ambientalista, desde suas primeiras manifestações, detendo-me, mais especialmente, nas proposições referentes à Educação Ambiental. Minha análise procura mostrar como se instituiu uma rede interdiscursiva que passa a se ocupar das questões relativas ao meio ambiente. Utilizo-me dos discursos constituídos nessa trama, para indicar como a Educação Ambiental está comprometida com o poder, vendo-a como um novo dispositivo que entra em funcionamento para governar as condutas dos indivíduos e instituir uma nova ordem: a ordem ambiental.
Abstract This dissertation provides a study of Environmental Education discourses delivered by female and male professors at an institution of higher learning - Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Inspired by the discourse conception by French philosopher Michel Foucault, as well as by authoresses and authors performing their studies from a poststructuralist perspective, my intention is to denaturalise emergence of these discourses, conceiving of them as historical events. I am concerned with understanding some truth claims that have invented and regulated the production of these discourses, which has suggested me an eminently historical task. I assume that deconstructing the discourse on Environmental Education urgency enables perceiving particular power relations that have uncovered it. I use myself as empirical corpus for analysing, describing some statements uttered by male and female professors at that University, as well as some historical accounts invented by the environmental movement, concentrating upon proposals concerning Environmental Education. My analysis seeks to show how a network among discourses, which is made to deal with all questions concerning environment, is formed. I draw upon the discourses embedded in this web to show how Environmental Education is engaged to power, how it has become a new device to govern the individuals' conduct and establish a new order: the environmental order.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/96091
Arquivos Descrição Formato
000317270.pdf (503.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.