Repositório Digital

A- A A+

A variação linguística no ensino de língua portuguesa

.

A variação linguística no ensino de língua portuguesa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A variação linguística no ensino de língua portuguesa
Autor Ribeiro, Josela Veber
Orientador Othero, Gabriel de Ávila
Data 2013
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Assunto Ensino
Livro didático
Variação lingüística
Resumo Este artigo trata das dificuldades que os alunos têm em escrever na norma padrão ou culta da língua portuguesa, porque usam no dia a dia a língua coloquial. Eles não estão habituados com a língua formal, sendo essas dificuldades consequências de vários fatores que as influenciam: culturais, sociais ou históricas, que constituem as variações linguísticas. Mostrar aos alunos as variações linguísticas é importante para que compreendam essas mudanças e tenham condições de reescrever a fala passando-a da língua coloquial para a língua culta. O estudo apresenta cinco livros didáticos de séries diferentes, com o conteúdo sobre variação linguística, e como esse conteúdo pode auxiliar os professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. O resultado é que não basta os livros apresentarem os conteúdos de variação linguística, é preciso que haja aplicação efetiva entre esse conhecimento linguístico e a prática que contemple o mundo de referência do aluno.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/96140
Arquivos Descrição Formato
000919034.pdf (932.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.