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dc.contributor.advisorMenuzzi, Sérgio de Mourapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Priscilla Freitas dept_BR
dc.date.accessioned2014-06-06T02:06:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96144pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da apresentação do tema e das atividades relacionadas aos articuladores textuais, no tratamento da conexão em busca da coesão e se são exploradas as possibilidades de usos dos articuladores textuais. Ou seja, verificar se as propostas de atividades, apresentadas nos livros didáticos, acerca dos articuladores textuais exploram seus efeitos de sentido em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental. Primeiramente, fundamenta-se nos pressupostos teóricos referentes ao ensino da gramática, segundo Antunes (2007), a relação semântica estabelecida pelos articuladores textuais relacionada à coesão textual, segundo Platão & Fiorin (2005), concernentes ao ensino adequado dos conhecimentos linguísticos com foco em materiais didáticos, bem como o papel do livro didático de Língua Portuguesa proposta pelo PNLD/2014 no que diz respeito às práticas de reflexão dos conhecimentos linguísticos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArticuladores textuaispt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAnálise dos articuladores textuais em três livros didáticos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000919064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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