Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPimenta, Melissa de Mattospt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Luiz Peter Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2014-06-06T02:07:00Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96163pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho de conclusão de curso, são analisadas as relações entre educação e trabalho no ensino médio. Através da elaboração de um estudo sobre frequência à escola no turno da noite, foi desenvolvida uma abordagem com o objetivo de discutir a dificuldade de conciliação de atividades escolares com jornadas de trabalho por parte dos estudantes desse nível, que tem de conciliar o exercício de atividades remuneradas com educação escolar. Órgãos oficiais têm divulgado estatísticas que mostram aceleração no aumento da escolaridade dos jovens brasileiros. Esse incremento nos níveis de escolaridade tem sido atribuído nas análises oficiais ou nas reportagens publicadas na imprensa sobre o assunto às exigências de maior escolaridade por parte do mercado de trabalho. Porém, é fato notório e há muito discutido que as oportunidades de educação, assim como as de crescimento profissional, não são distribuídas de forma igual na sociedade brasileira. A necessidade de engajamento precoce de jovens das camadas populares em atividades laborais, com prejuízo para a continuidade de sua frequência à escola, criando círculos viciosos na distribuição de oportunidades profissionais conforme a renda das famílias, é um problema há muito debatido. Através do presente estudo, procuramos identificar se essa situação persiste, à medida que têm sido divulgados índices de crescimento da escolaridade do segmento jovem da população brasileira. Sendo assim, a expansão da certificação escolar em boa parte estaria ligada à difusão de relações precárias, tanto de educação quanto de trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAtividades escolarespt_BR
dc.subjectJornada de trabalhopt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectPrecarização da educaçãopt_BR
dc.titleEstudantes do ensino médio noturno : desafios e expectativas : um estudo sobre relações entre educação e trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917552pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples