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dc.contributor.advisorOthero, Gabriel de Ávilapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Carina Dornelespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-06T02:07:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96177pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetiva investigar em textos de alunos do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Afonso Pena, localizada no município de Paraíso do Sul-RS, casos específicos de erros de escrita que dificultam a aprendizagem de língua portuguesa por alunos de origem étnica alemã e que possuem a língua portuguesa como segunda língua. Nosso objetivo foi analisar qual a influência da língua materna (o dialeto Hunsrückisch) no desempenho ortográfico de alunos do ensino médio. Buscou-se ainda averiguar quais os fatos observados que diferenciam e/ou evidenciam a confusão entre língua materna e língua portuguesa na escrita desses alunos. Com isso, almejou-se descobrir os erros ortográficos mais recorrentes e quais fatores favoreciam sua ocorrência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectDialeto hunsrückischpt_BR
dc.titleA influência do dialeto Hunsrückisch na escrita de alunos do ensino médio do município de Paraíso do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918856pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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