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dc.contributor.advisorMenuzzi, Sérgio de Mourapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Débora Simões da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-06T02:07:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96179pt_BR
dc.description.abstractAtualmente muitos linguistas vêm estudando o uso da expressão “a gente” como pronome pessoal de primeira pessoa do discurso. Apesar de suas pesquisas mostrarem que esta expressão está sendo cada vez mais utilizada, tanto na fala como na escrita, pelos falantes do português brasileiro, pouco ainda se vê explicitado sobre o caso nas gramáticas e livros didáticos da língua portuguesa. O objetivo deste artigo é o de sintetizar as pesquisas realizadas sobre o uso de “a gente”, assim como fazer uma análise em gramáticas e livros didáticos, a fim de verificar como o assunto está sendo tratado. Com isso, pretende-se lançar uma proposta pedagógica para o ensino de “a gente” como pronome pessoal nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPronome pessoalpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.title“A gente” como pronome pessoal : teoria, prática e proposta pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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