Repositório Digital

A- A A+

Biblioteca do Centro de Educação Integrada de Campo Bom : projeto estrutural de edificação com grandes vãos livres

.

Biblioteca do Centro de Educação Integrada de Campo Bom : projeto estrutural de edificação com grandes vãos livres

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Biblioteca do Centro de Educação Integrada de Campo Bom : projeto estrutural de edificação com grandes vãos livres
Autor Scharnberg, Fábio Augusto
Orientador Schwingel, Rubem Clecio
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho visa à realização de um projeto estrutural alternativo ao já executado para o prédio da biblioteca do Centro de Educação Integrada (CEI) localizado no município de Campo Bom, RS. Trata-se de uma estrutura não convencional devido às suas características arquitetônicas. O prédio possui lajes com vãos de 25 m de comprimento entre os eixos dos apoios e duas paredes portantes com um trecho em balanço de 30 m de comprimento. As lajes foram calculadas como vigas pré-fabricadas e protendidas, que montadas justapostas formam um plano, sob o qual se adicionou um capeamento de concreto com a finalidade de aumentar sua capacidade resistiva e travar as mesmas lateralmente. Nas paredes foram os locais nas quais ocorreu a grande mudança com relação ao projeto estrutural original, o qual foi executado em concreto armado, e na nova proposta foi considerado em concreto protendido. A partir da revisão bibliográfica, que aborda os conceitos principais para a realização do projeto, foi possível determinar os carregamentos na estrutura, realizar os cálculos para a obtenção das solicitações que nela atuam, sendo que, para as paredes, se fez o uso do programa de análise estrutural SAP2000. Posteriormente, os elementos foram dimensionados levando em consideração as perdas ocorridas nas armaduras de protensão. Verificou-se a necessidade, não apenas do uso da armadura de protensão, mas também da armadura passiva para resistir aos esforços atuantes nas regiões de tração. Depois de desenvolvido todo o dimensionamento, foi realizado o detalhamento estrutural das lajes e das paredes que compõem o prédio.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96239
Arquivos Descrição Formato
000914793.pdf (3.049Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.