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dc.contributor.advisorSchwingel, Rubem Cleciopt_BR
dc.contributor.authorScherer, Carla Trindadept_BR
dc.date.accessioned2014-06-07T02:09:01Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96249pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o projeto estrutural de uma passagem inferior, comumente conhecida por trincheira, localizada no cruzamento entre a rua Dom Pedro II e a avenida Cristóvão Colombo, na cidade de Porto Alegre. A estrutura tem por objetivo promover a continuidade do fluxo de veículos, amenizando as interferências entre as duas vias. O sistema é composto por um viaduto construído no mesmo nível da via superior (rua Dom Pedro II), suportado por paredes-diafragma que têm as funções tanto de apoio quanto de contenção para o remanescente de solo exterior à escavação. A avenida Cristóvão Colombo, portanto, passa por baixo do viaduto através de uma vala escavada. O processo construtivo foi determinado inicialmente, e privilegiou a manutenção, mesmo que parcial, do tráfego em pelo menos uma das vias. Na situação estudada, o viaduto deve vencer um vão de 15,1 m. Como o vão é pequeno, não foram necessários apoios intermediários.A superestrutura é composta por trinta e oito longarinas bi-apoiadas e pré-moldadas e laje concretada in loco. A mesoestrutura, composta pelas paredes-diafragma, também é concretada no local. Para o dimensionamento do tabuleiro, foram determinadas as cargas de peso-próprio de cada elemento, com base nas suas seções transversais, procedimento adotado também para as paredes-diafragma. Foi criado, então, um modelo em um programa de análise estrutural para determinação da distribuição transversal da carga em cada longarina do tabuleiro e a parcela da carga móvel que a viga mais carregada absorve. Além desta, as demais ações variáveis que atuam no tabuleiro são a carga de vento e aquela devida à frenação e aceleração de veículos. As solicitações atuantes nas longarinas foram determinadas através da análise da carga absorvida pela longarina mais solicitada. Na laje, elas foram determinadas com auxílio do modelo elaborado, analisando máximos e mínimos atuantes em pontos críticos da laje. Para determinação dos empuxos, permanentes ou variáveis, incidentes sobre as paredes, utilizou-se de sondagens SPT do local. As solicitações foram determinadas para seções a cada metro de profundidade das paredes. As solicitações foram majoradas através de coeficientes de segurança, e as resistências, minoradas e, com isso, realizou-se o dimensionamento da estrutura. A laje do tabuleiro foi dimensionada para flexão simples, as vigas como elementos protendidos e as paredes-diafragma como elementos submetidos à flexo-compressão. Finalmente, com os resultados do dimensionamento, realizou-se o detalhamento das peças.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleCruzamento entre a rua Dom Pedro II e a avenida Cristóvão Colombo : proposta de projeto estrutural de trincheira para Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000914711pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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