Repositório Digital

A- A A+

Sociologia no ensino médio : Sérgio Buarque de Holanda e suas chaves para o entendimento crítico de cultura e sociedade no Brasil

.

Sociologia no ensino médio : Sérgio Buarque de Holanda e suas chaves para o entendimento crítico de cultura e sociedade no Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Sociologia no ensino médio : Sérgio Buarque de Holanda e suas chaves para o entendimento crítico de cultura e sociedade no Brasil
Autor Ávila, Demetrius Ricco
Orientador Silva, Rosimeri Aquino da
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Assunto Educação
Ensino de sociologia
Ensino médio
Resumo O presente trabalho, tendo por objetivo expor e problematizar um ponto concernente ao ensino da Sociologia no Ensino Médio, busca justificar a inclusão entre os aportes da disciplina, em âmbito escolar, de ferramentas teóricas engendradas por Sérgio Buarque de Holanda; o intuito de tal inclusão é fornecer aos educandos a capacidade de interpretação crítica de fenômenos sociais, políticos, econômicos – e culturais, lato sensu – presentes à sociedade do país em que vivem. Um enfoque, ao menos, consta desta produção, qual seja, o da aplicação do pensamento do referido autor na tentativa de resposta a questão também ora aventada: por que, de quinhentos e treze anos de história oficial, tivemos menos de cinquenta anos – 1946 a 1964 e 1985 até o presente – de regime democrático, sendo mesmo este notoriamente incompleto? Por fim, a defesa de um propósito democratizante das relações sociais como tarefa magna daqueles que venham a se dedicar ao ensino da Sociologia.
Abstract The present work, aiming to expose and discuss a point concerning the teaching of Sociology in high school, search warrant inclusion among the contributions of the discipline in the school setting, the theoretical tools engendered by Sérgio Buarque de Holanda; In order for such inclusion is to provide students the ability to critical interpretation of social phenomena, political, economic - and cultural, sensu lato - the present society of the country in which they live. One approach, at least, given this production, namely the application of the thought of that author's attempt to answer the question now also rumored: that, of five hundred and thirteen years of official history, we had less than fifty years - 1946 to 1964 and 1985 to the present - a democratic regime, and even this notoriously incomplete? Finally, the defenses for a democratic purpose of social relationships as magna those who will devote to teaching Sociology task.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96298
Arquivos Descrição Formato
000917557.pdf (360.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.