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dc.contributor.advisorKirchheim, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.authorRosa, Priscila dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-10T02:05:24Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/96301pt_BR
dc.description.abstractConhecido por sua alta resistência à compressão, o concreto é o material mais utilizado na construção civil em todo o mundo. Frequentemente é possível alterar algumas das propriedades deste material pela incorporação de aditivos à sua mistura. Existe um grande número de produtos para este fim disponíveis no mercado. Os efeitos desejados são descritos pelos fabricantes, contudo alguns de seus efeitos podem não ser conhecidos. Desta forma, um estudo cauteloso que inclua ensaios de desempenho dos compósitos produzidos com novos aditivos é bastante desejável. Diante do exposto, este trabalho avaliou do ponto de vista mecânico, o concreto produzido com um novo aditivo incorporador de ar importado da Alemanha. O fabricante recomenda o uso deste aditivo em concretos expostos à presença de água. Segundo ele, o aditivo torna o material mais resistente à penetração da água, reduzindo possíveis manifestações patológicas. Em relação ao desenvolvimento da pesquisa, primeiramente, foi definida a utilização de um traço intermediário, com relação 1:5 (cimento:agregados). A partir de um estudo piloto experimental, foi definido em 0% (referência) e 0,15% o teor de aditivo incorporador de ar em relação à massa de cimento. Procurando entender a interferência do tempo total de mistura dos materiais nas propriedades mecânicas destes concretos, foram fixados quatro diferentes tempos de mistura: 5, 20, 45 e 90 minutos. Os corpos de prova foram moldados para cada um dos teores de aditivo e tempo de mistura e permaneceram em cura úmida até o momento do ensaio. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que, para os concretos estudados, a adição do aditivo incorporador de ar reduziu em média 50% a resistência à compressão, 43% a resistência à tração e 33% o módulo de elasticidade. Já o tempo de mistura mostrou-se significativo principalmente na resistência à compressão do traço com 0,15% de aditivo, onde todos os tempos estudados diferiram entre si. Nos resultados de resistência à tração e módulo de elasticidade os tempos de 5, 20 e 45 minutos, não apresentaram diferenças significativas nos traços com aditivo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleConcreto com ar incorporado : variação das propriedades mecânicas em função do tempo de mistura dos materiaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Cristina Vitorino dapt_BR
dc.identifier.nrb000914989pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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