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Identificação das principais manifestações patológicas em empreendimentos residenciais com base nos dados da assistência técnica de uma empresa construtora

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Identificação das principais manifestações patológicas em empreendimentos residenciais com base nos dados da assistência técnica de uma empresa construtora

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Título Identificação das principais manifestações patológicas em empreendimentos residenciais com base nos dados da assistência técnica de uma empresa construtora
Autor Schneider, Fernanda Mattiello
Orientador Masuero, Angela Borges
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo O crescimento acelerado do setor da construção civil tem ocasionado o surgimento de fatores que contribuem para a diminuição da qualidade dos produtos entregues. Essa situação é facilmente percebida através dos casos de manifestações patológicas registrados, durante o período de garantia, em empreendimentos já entregues. Contribuem para esse cenário o boom do setor, que acabou provocando a produção de matéria prima em larga escala e, em alguns casos, sem o controle de qualidade adequado, a baixa qualificação da mão de obra, a utilização de materiais novos, muitas vezes sem definições sobre o comportamento deles em serviço, e até mesmo a falta de retroalimentação sobre os produtos ou sistemas executivos que foram causadores de falhas em obras antigas. Para realizar os reparos necessários, causando o mínimo transtorno possível, as empresas têm investido na criação de setores especializados em prestar atendimento aos clientes e solucionar quaisquer problemas na edificação relacionados às falhas executivas. Em grande parte dos casos, esses setores atuam desde o atendimento ao chamado do cliente, quando é identificado o motivo da reclamação, até o reparo e acompanhamento para verificar a eficácia da solução utilizada. Todos os reparos realizados são cadastrados em um banco de dados, com o máximo detalhamento possível, em que constam informações a respeito da falha observada, empreendimento no qual ela ocorreu e grupo de atividade a que ela pertence. De posse desse banco de dados, pertencente a uma construtora de Porto Alegre, analisou-se nesse trabalho quais seriam as manifestações mais recorrentes e feitas considerações a respeito das possíveis causas que originaram tais insatisfações. Foram determinados, por análise com ferramenta da qualidade, cinco grupos considerados críticos: esquadrias, revestimento de parede, revestimento de piso, instalações hidráulicas e forro. Esses cinco grupos correspondem a aproximadamente 75% das reclamações registradas, e grande parte dos reparos estão relacionados a falhas oriundas do próprio processo executivo, seja por má execução ou por danos causados ao sistema pela própria obra. Observou-se também o chamado efeito cascata de alguns erros executivos, situação evidenciada quando a falha em um sistema acaba provocando reparo em outras partes da edificação. De maneira geral, ficou explícita a necessidade de análise dos dados registrados pela assistência técnica como forma de prevenção de problemas recorrentes e também para a identificação de falhas no sistema de procedimentos e conferências.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/96318
Arquivos Descrição Formato
000914840.pdf (20.63Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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